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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62099
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DUTRA, José Carlos Charamba | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Ricardo Aurelio Fragoso de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T20:08:57Z | - |
dc.date.available | 2025-04-02T20:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ricardo Aurélio Fragoso de. Metodologia para categorização dos vasos de pressão para fins da Norma Regulamentadora 13 (NR-13). 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62099 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe uma metodologia para a determinação desta pressão máxima de operação de vasos de pressão através de uma análise estatística, para fins da categorização destes equipamentos em termos das normas legais que definem, dentre outros aspectos, o intervalo máximo entre as inspeções. Baseado em revisão bibliográfica, bibliométrica e ferramentas estatísticas, foram realizados estudos em um conjunto de dez equipamentos, instalados em uma planta brasileira de petróleo e gás, dos quais foram obtidos os registros horários reais da pressão de operação, ao longo de 10 anos de operação, totalizando mais de 800.000 dados, possibilitando, por meio da metodologia proposta, determinar a pressão máxima de operação (PMO) para cada equipamento. Também, para validação da metodologia, um estudo de caso contendo um conjunto de mais de 80.000 valores de pressão de operação, obtidos ao longo de 10 anos de funcionamento, de um equipamento foi analisado tendo a presente proposta sido capaz de identificar os eventos operacionais decorrentes de causas especiais (não normais), validando a análise. Documentos legais em diversos países definem o intervalo máximo permitido entre os exames externos e entre os exames internos, aos quais os vasos de pressão devem ser submetidos. No Brasil, a Norma Regulamentadora número 13 (NR-13) define como um dos parâmetros a ser considerado para fins da categorização dos vasos de pressão a PMO, tendo esta norma sido submetida a várias revisões desde a sua publicação (1978), sendo a mais recente de 2022, onde se destacam a inclusão de aspectos relativos à inspeção baseada em risco, maior prazo para a inspeção em caldeiras que possuem o sistema de gerenciamento de combustão, e a renomeação do profissional habilitado (PH) para a denominação profissional legalmente habilitado (PLH). Os resultados obtidos pela metodologia mostraram a pertinência e consistência do procedimento proposto, que, por um lado mantém as condições de segurança exigidas pela NR-13, e, por outro lado, possibilita potenciais ganhos em termos de: otimização do uso dos ativos, com reflexos na redução dos custos operacionais; aumento da disponibilidade operacional; diminuição de geração de resíduos e mitigação de problemas originados de falha na execução de serviços de manutenção ou inspeção. Este trabalho propõe, ainda, o escopo de uma norma internacional, que congregará as melhores práticas e técnicas aplicadas na indústria mundial, possibilitando a uniformização dos critérios de categorização dos vasos de pressão, com potenciais ganhos em segurança operacional, integridade estrutural, e a competividade empresarial. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vaso de pressao | pt_BR |
dc.subject | Inspeçao | pt_BR |
dc.subject | Norma Regulamentadora | pt_BR |
dc.subject | NR-13 | pt_BR |
dc.subject | Integridade estrutural | pt_BR |
dc.title | Metodologia para categorização dos vasos de pressão para fins da Norma Regulamentadora 13 (NR-13) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Paulo Henrique Ferreira da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0332310947017617 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7428090726221583 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work proposes a methodology for determining this maximum operating pressure of pressure vessels through a statistical analysis, for the purposes of categorizing this equipment in terms of legal standards that define, among other aspects, the maximum interval between inspections. Based on a bibliographical, bibliometric review and statistical tools, studies were carried out on a set of ten pieces of equipment, installed in a Brazilian oil and gas plant, from which real hourly records of operating pressure were obtained, over 10 years of operation. , totaling more than 800,000 pieces of data, making it possible, through the proposed methodology, to determine the maximum operating pressure (PMO) for each piece of equipment. Also, to validate the methodology, a case study containing a set of more than 80,000 operating pressure values, obtained over 10 years of operation, of equipment was analyzed and the present proposal was able to identify the operational events arising of special (non-normal) causes, validating the analysis. Legal documents in several countries define the maximum interval allowed between external examinations and between internal examinations to which pressure vessels must be subjected. In Brazil, Regulatory Standard number 13 (NR-13) defines PMO as one of the parameters to be considered for the purposes of categorizing pressure vessels, and this standard has been subjected to several revisions since its publication (1978), with the most recent in 2022, which highlights the inclusion of aspects related to risk-based inspection, a longer period for inspection of boilers that have a combustion management system, and the renaming of the qualified professional (PH) to the legally professional designation enabled (PLH). The results obtained by the methodology showed the relevance and consistency of the proposed procedure, which, on the one hand, maintains the safety conditions required by NR-13, and, on the other hand, allows potential gains in terms of: optimizing the use of assets, with reflected in the reduction of operating costs; increased operational availability; reduction of waste generation and mitigation of problems arising from failure to aerform maintenance or inspection services. This work also proposes the scope of an international standard, which will enabling the standardization of pressure vessel categorization criteria, with potential gains in operational safety, structural integrity, and competitiveness. business. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8538524597034643 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica |
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