Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62094

Comparte esta pagina

Título : Jornal A República entre o moderno e o arcaico: um estudo sobre o seu projeto de modernização entre 1928 e 1931
Autor : DIMAS, Gabriel Gurgel
Palabras clave : História do Design; História da Imprensa; Memória Gráfica
Fecha de publicación : 30-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DIMAS, Gabriel Gurgel. Jornal A República entre o moderno e o arcaico: um estudo sobre o seu projeto de modernização entre 1928 e 1931. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O processo de modernização da imprensa brasileira ocorrido na transição do século XIX para o XX não atingiu de maneira homogênea todos os periódicos do país. No caso do Estado do Rio Grande do Norte, ainda são poucos os dados sobre o progresso técnico das suas ocinas tipográcas. A partir dessa ausência, esta pesquisa se propôs a investigar sobre o projeto de modernização da Imprensa Ocial do RN e o seu jornal, o A República, durante o nal dos anos de 1920. No período entre 1928 e 1931, iniciada durante a gestão do governador Juvenal Lamartine ocorreu uma remodelação dos órgãos governamentais do RN, dentre os quais a Imprensa Ocial se beneciou. A pesquisa buscou contextualizar este processo com os de outras regiões do país, levantando dados não apenas dos jornais de grande circulação, mas também com informações sobre as Imprensas Ociais de outros Estados. De maneira mais detalhada analisamos sobre o progresso técnico do jornal do A República, desde a sua fundação em 1889 até 1928 quando ocorreu a compra de novos equipamentos tipográcos, incluindo novos tipos móveis, linotipo e uma rotoplana, assim como a construção de uma nova sede para a ocina e redação do jornal. Em conjunto com a análise documental, a pesquisa visou compreender o quanto essa intencionalidade de mudança afetou a materialidade do jornal A República. Realizamos a análise da estrutura gráca das suas capas, compreendendo suas principais características como a organização simétrica e a utilização de manchetes; assim como a realização identicação tipograa dos tipos utilizados nos títulos do jornal, que se demonstraram provenientes da fundidora alemã J.G. Schelter & Giesecke. Os resultados das análises são discutidos tendo em perspectiva a modernização proposta ao jornal e sua inserção no contexto da imprensa periódica da época.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62094
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gabriel Gurgel Dimas.pdf141,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons