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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62093

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNOBRE JUNIOR, Edilson Pereira-
dc.contributor.authorMARCON, Cecilia Figueiredo-
dc.date.accessioned2025-04-02T19:18:05Z-
dc.date.available2025-04-02T19:18:05Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.citationMARCON, Cecilia Figueiredo. Administração pública consensual no direito brasileiro: perspectivas à luz do princípio da supremacia do interesse público. 2025. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62093-
dc.description.abstractA administração pública no Brasil tem evoluído significativamente, refletindo as mudanças sociais, culturais e políticas ao longo dos tempos. Diante desse cenário, surgiram novas formas de gestão pública que combinaram os princípios da burocracia com flexibilidades necessárias para acompanhar as mudanças sociais e culturais. Entre essas novas formas, destaca-se a Administração Consensual. No contexto da administração pública, especialmente com o advento de novas tecnologias no ordenamento jurídico, tornou-se necessário introduzir novos mecanismos no Direito Administrativo. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as possibilidades de implementação da administração pública consensual no direito brasileiro, analisando suas perspectivas à luz do princípio da supremacia do interesse público. Os objetivos específicos são: analisar a evolução da administração pública desde a burocracia tradicional até a era digital, destacando as principais transformações e inovações ao longo do tempo; investigar a concepção teórica da Administração Consensual e seus fundamentos dogmáticos; examinar o princípio da supremacia do interesse público, suas implicações legais e aplicação prática; e realizar uma análise comparativa entre a Administração Consensual e o princípio da supremacia do interesse público, identificando semelhanças, diferenças e possíveis pontos de convergência e conflito entre esses dois conceitos. Concluiu-se que a proposta da administração consensual, não contradiz o princípio da Supremacia do Interesse Público, mas sim o fortalece ao proporcionar uma maior legitimidade às ações do Estado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectAdministração Pública Consensualpt_BR
dc.subjectPrincípio da Supremacia do Interesse Públicopt_BR
dc.subjectPluralidade de sentidopt_BR
dc.subjectAtuação Estatal Eficientept_BR
dc.titleAdministração pública consensual no direito brasileiro: perspectivas à luz do princípio da supremacia do interesse públicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDANTAS, André Wanderley-
dc.contributor.advisor-coAGRA, Walber de Moura-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6903053799443060pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6219856215182127pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxPublic administration in Brazil has evolved significantly, reflecting social, cultural and political changes over time. In this context, new forms of public management have emerged that combine the principles of bureaucracy with the flexibility needed to keep up with social and cultural changes. Among these new forms, Consensual Administration stands out. In the context of public administration, especially with the advent of new technologies in the legal system, it has become necessary to introduce new mechanisms in Administrative Law. This research aims to investigate the possibilities of implementing consensual public administration in Brazilian law, analyzing its prospects in light of the principle of the supremacy of the public interest. The specific objectives are: to analyze the evolution of public administration from traditional bureaucracy to the digital age, highlighting the main transformations and innovations over time; to investigate the theoretical conception of Consensual Administration and its dogmatic foundations; to examine the principle of supremacy of the public interest, its legal implications and practical application; and to carry out a comparative analysis between Consensual Administration and the principle of supremacy of the public interest, identifying similarities, differences and possible points of convergence and conflict between these two concepts. It was concluded that the proposal of consensual administration does not contradict the principle of Supremacy of Public Interest, but rather strengthens it by providing greater legitimacy to the actions of the State.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5143242513947413pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1023931011986978pt_BR
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