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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62087
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Título: | Memória, história, ficção e a (re)construção do passado: os anos de chumbo em O lugar mais sombrio (2017 -) e Soledad no recife (2009) |
Autor(es): | SANTOS, Wesley Brito dos |
Palavras-chave: | Romance histórico contemporâneo; O lugar mais sombrio; Ficcionalização; Soledad no Recife; Literatura e Ditadura |
Data do documento: | 24-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Wesley Brito dos. Memória, história, ficção e a (re)construção do passado: os anos de chumbo em O lugar mais sombrio (2017 -) e Soledad no recife (2009). 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente dissertação objetiva refletir sobre o papel e relevância dos elementos memória e história na elaboração dos quadros sociais do passado produzidos pela ficção histórica contemporânea. Para tanto, nos valemos de uma análise comparativa entre a trilogia, ainda incompleta, O lugar mais sombrio (2017-), escrita pelo amazonense Milton Hatoum, e Soledad no Recife (2009), romance escrito pelo autor pernambucano Urariano Mota. As duas narrativas apresentam representações literárias do histórico período da ditatura civil-militar brasileira, vigente entre os anos de 1964 e 1985. Assim, em um primeiro momento, utilizando pesquisa bibliográfica encabeçada por teóricos como Lukács (2011), Menton (1993), Esteves (2010), Fleck (2017), Halbwachs (2006), Erll e Nünning (2016) e Neumann (2016), tratamos do entrecruzamento entre ficção, história e memória, seus encontros e desencontros, bem como o desenvolvimento e evolução de seu principal produto: o romance histórico. Na segunda parte dessa pesquisa refletimos sobre a ditatura civil-militar como material da ficção histórica, bem como sobre sua relevância, significância e capacidade de suscitar discussões, produções e recorrentes revisitações no Brasil contemporâneo. No terço final de nossa pesquisa analisamos as obras mencionadas de modo comparativo, visando discutir o processo de (re)elaboração e apresentação do passado em questão a partir de suas estruturas narrativas, estratégias escriturais e elementos de reconstrução. Nesse processo de (re)elaboração do passado, destacamos o uso integrado de características clássicas e contemporâneas, no que diz respeito aos moldes do romance histórico, além do uso dos elementos história e memória objetivando a apresentação de um produto autorreflexivo e autoconsciente de sua capacidade de ofertar verdades possíveis e desafiar a intraduzibilidade do passado traumático, mesmo que este nunca seja passível de total desvelamento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62087 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Estudos Literários |
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