Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62063

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcilio Ferreira dos-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Edson Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-01T16:34:57Z-
dc.date.available2025-04-01T16:34:57Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Edson Ferreira. Reflexões sobre o ensino de geometria plana na web: a autonomia do aprendiz inspirada na proposta dos temas geradores freirianos. 2021. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62063-
dc.description.abstractO presente trabalho constitui-se de um projeto de pesquisa sobre o uso da internet pelos discentes como ferramenta didática e pedagógica em sala de aula que descubra novas relações de conhecimento do aluno com o conteúdo estudado. A pesquisa foi desenvolvida na forma de um questionário onde investigamos as possibilidades enxergadas pelos participantes de como usar a ferramenta Google Imagens como ponto de partida para desenvolver uma atividade de estudo de Geometria Plana. O principal objetivo da pesquisa é explorar o uso da internet em âmbito escolar e avaliar a opinião dos discentes sobre uma proposta pedagógica relativa ao uso de internet da sala de aula inspirada livremente em ideias de freirianas. Diante da pesquisa realizada com profissionais da educação pode-se perceber que muitos dos professores não utilizam fontes tecnologias, pois embora a maioria tenha interesse em usar a tecnologia em sala de aula, as escolas ainda não têm uma estrutura para melhor atender esse meiopt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino de geometria plana na web: a autonomia do aprendiz inspirada na proposta dos temas geradores freirianos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is a research project on the use of the internet by students as a didactic and pedagogical tool in the classroom that discovers new relationships of student knowledge with the content studied. The research was developed in the form of a questionnaire where we investigated the possibilities seen by the participants of how to use the Google Images tool as a starting point to develop a Plane Geometry study activity. The main objective of the research is to explore the use of the internet in the school environment and to evaluate the students' opinion about a pedagogical proposal related to the use of internet in the classroom, freely inspired by Freire's ideas. In view of the research carried out with education professionals, many of the teachers do not use technology sources, because although most are interested in using technology in the classroom, schools still do not have a structure to better serve this environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSON TCC - Corrigido.pdf874,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons