Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62060
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JANOTTI JUNIOR, Jeder | - |
dc.contributor.author | GOMES, Giovanna Carneiro de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-01T11:34:07Z | - |
dc.date.available | 2025-04-01T11:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Giovanna Carneiro de Lima. Mal de amor: afetos e refabulações das imagens de controle nas performances de masculinidades negras no rap. 2024. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62060 | - |
dc.description | JANOTTI JUNIOR, Jeder, também é conhecido em citações bibliográficas como JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira | pt_BR |
dc.description.abstract | O imaginário construído através das imagens de controle (COLLINS, 2019) desumanizam os corpos de pessoas negras e uma das graves consequências desse processo é o alto índice de mortalidade dessa população no Brasil, sobretudo dos homens negros. Diante disso, o presente trabalho busca demonstrar como o gênero musical rap pode ser acionado como uma chave analítica para refletir como os homens negros têm trabalhado na desconstrução de um imaginário racista capaz de criar ambientações onde é possível imaginar novas formas e experiências de vida que ganham força na oralitura (MARTINS, 2021) dos corpos negros. Com isso, a pesquisa aponta a música como um negro-lugar (RIBEIRO, 2020) que possibilita uma refabulação (HARTMAN, 2020) das narrativas de vida da comunidade negra no Brasil, através da ascensão de imagens de liberdade (GUILHEREME, 2022) que confrontam, desmantelam e rompem com estereótipos responsáveis por impor a violência sobre esses corpos. Com isso, essa dissertação se propõe a analisar as performances de masculinidades negras presentes nas manifestações artísticas de expoentes do gênero musical, entre eles, Djonga, Mano Brown e Baco Exu do Blues, a fim de demonstrar como o afeto e a incidência de uma política do amor (hooks, 2021) promovem uma reconfiguração política e cultural nas manifestações artísticas e comunicacionais. Para tanto, a proposta aqui apresentada busca articular uma análise interseccional (AKOTIRENE, 2020) capaz de permitir um deslocamento metodológico nos estudos de raça e gênero através da música. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rap | pt_BR |
dc.subject | Masculinidades Negras | pt_BR |
dc.subject | Imagens de Controle | pt_BR |
dc.subject | Refabulação | pt_BR |
dc.title | Mal de amor : afetos e refabulações das imagens de controle nas performances de masculinidades negras no rap | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7390444431377154 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6366551742319233 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The imaginary constructed through images of control (COLLINS, 2019) dehumanizes the bodies of black people and one of the serious consequences of this process is the high mortality rate of this population in Brazil, especially among black men. In view of this, the present work seeks to demonstrate how the rap musical genre can be used as an analytical key to reflect on how black men have worked to deconstruct a racist imaginary capable of creating environments where it is possible to imagine new forms and experiences of life that gain strength in the oral literature (MARTINS, 2021) of black bodies. With this, the research points to music as a black place (RIBEIRO, 2020) that allows a re-fabulation (HARTMAN, 2020) of the life narratives of the black community in Brazil, through the rise of images of freedom (GUILHERME, 2022) that they confront, dismantle and break with stereotypes responsible for imposing violence on these bodies. Therefore, the present study proposes to analyze the performances of black masculinities present in the artistic manifestations of exponents of the musical genre, among them, Djonga, Mano Brown and Baco Exu do Blues, in order to demonstrate how the affection and incidence of a politics of love (hooks, 2021) promote a political and cultural reconfiguration in artistic and communicational manifestations. For this purpose, the proposal presented here seeks to articulate an intersectional analysis (AKOTIRENE, 2020) capable of allowing a methodological shift in studies of race and gender through the music. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Giovanna Carneiro de Lima Gomes.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons