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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62024

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Título: Efetividade da auriculoterapia na ansiedade e adaptação acadêmica das discentes de enfermagem
Autor(es): SILVA, Pablo Henrique Araujo da
Palavras-chave: Ansiedade; Ansiedade; Auriculoterapia; Auriculoterapia; Enfermagem; Enfermagem; Discentes; Discentes; Educação em saúde
Data do documento: 10-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Pablo Henrique Araujo da. Efetividade da auriculoterapia na ansiedade e adaptação acadêmica das discentes de enfermagem. 2025. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A ansiedade é comum entre discentes de Enfermagem devido às exigências acadêmicas e aos desafios da formação, podendo impactar negativamente o desempenho acadêmico e a qualidade da aprendizagem. A Educação em Saúde, componente essencial da formação de enfermeiros, visa não apenas à capacitação técnica, mas também à promoção do autocuidado e da gestão da própria saúde mental. Nesse contexto, a auriculoterapia, como prática integrativa, pode ser incorporada às estratégias de Educação em Saúde para reduzir os sintomas de ansiedade e favorecer a adaptação ao ambiente acadêmico. Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade da auriculoterapia na ansiedade e nas vivências acadêmicas de discentes de um curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, de braço único, realizado com discentes de graduação em Enfermagem de uma Instituição Federal de Ensino Superior em Recife, Pernambuco, Brasil. A amostra foi composta por 43 discentes, com idades entre 18 e 25 anos, do 2o ao 10o período. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2024. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Questionário de Vivência Acadêmica – versão reduzida (QVA-r) e a escala Generalized Anxiety Disorder – 7 (GAD-7). A intervenção consistiu em três sessões de auriculoterapia, com intervalo de três dias, estimulando os pontos ShenMen, Rim, Simpático, Tronco Cerebral, Baço e Ansiedade. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com seres humanos (no 7.155.263). Os resultados indicaram um aumento significativo na média dos escores das vivências acadêmicas, de 187,4 para 196,1 (D de Cohen = -0,52), evidenciando uma melhora geral, com significância apenas na dimensão pessoal, cuja média aumentou de 38,4 para 43,8 (D de Cohen = -0,68). Quanto à ansiedade, houve uma redução média de 54,5% nos escores do GAD-7 entre as participantes. A análise estatística demonstrou significância (p = 0,0018) e um alto tamanho do efeito (D de Cohen = 1,98). Os achados deste estudo indicam que a auriculoterapia foi efetiva na redução significativa da ansiedade das participantes e na adaptação ao ambiente acadêmico. Recomenda-se a incorporação da auriculoterapia como estratégia complementar para a redução da ansiedade em discentes de Enfermagem. Além disso, sugere-se a ampliação de estudos com metodologias mais robustas e a implementação dessa prática em programas institucionais de suporte à saúde mental, promovendo um ambiente acadêmico mais equilibrado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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