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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62019
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Título : | Formação de Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: a Pesquisa Como Eixo Estruturador do Ensino de Estatística |
Autor : | SILVA, Paulo Marcos Ribeiro da |
Palabras clave : | Educação Estatística; Anos Finais do Ensino Fundamental; Formação de professores; Pesquisa; Ciclo Investigativo |
Fecha de publicación : | 28-oct-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Paulo Marcos Ribeiro da. Formação de Professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: a Pesquisa Como Eixo Estruturador do Ensino de Estatística. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Essa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de um processo formativo de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental no município do Ipojuca/PE, considerando os currículos, livros didáticos e os diferentes tipos de conhecimento do professor para o ensino de Estatística, tendo a pesquisa como eixo estruturador. Temos como aporte teórico o modelo de Letramento Estatístico proposto por Gal (2002), o modelo de Ciclo Investigativo elaborado por Guimarães e Gitirana (2013) e os diferentes tipos de Conhecimentos apontados por Ball, Thames e Phelps (2008). Foram desenvolvidos três estudos articulados entre si. No estudo 1, foram analisados os documentos normativos (BNCC, Currículo de Pernambuco e do município do Ipojuca) e a coleção didática de Matemática utilizada no município. Foi observado que os documentos curriculares valorizam a pesquisa e a função da Estatística, aproximando-se do Letramento Estatístico. A coleção de Matemática traz como orientação ao professor apenas descrição das atividades, o que não orienta ou amplia o trabalho do docente. Observou-se poucas atividades de estatística envolvendo elaboração da questão, classificação dos dados e conclusão. A maioria das atividades envolve dados fictícios, o que indica que os alunos serão pouco estimulados a refletirem sobre a realidade. No estudo 2, levantamos o perfil dos professores e investigamos o que sabiam sobre ensino de Estatística. A maioria apresenta lacunas relacionadas ao Conhecimento Comum de Estatística. No estudo 3, a partir dos materiais curriculares e didáticos utilizados pelos professores, associado a seus conhecimentos e experiência com o ensino de Estatística, desenvolvemos um processo formativo com todos os professores de Matemática do 6o ao 9o ano do município tendo o ciclo investigativo como eixo estruturador. Ficou evidenciado dificuldades ao Conhecimento Especializado de Estatística e do Conhecimento do Horizonte de Estatística, que acabam levando à rejeição do Conhecimento de Estatística e Currículo, direcionando o trabalho em sala com base no livro didático. Apresentam uma postura tradicional em relação ao Conhecimento de Estatística e Alunos, levando-os a acreditar que o aluno só sabe o que eles ensinaram de forma linear e bem dosada. Sobre o Conhecimento do Conteúdo de Estatística e Ensino, poucos buscam analisar as dificuldades dos estudantes e o conteúdo. Apesar da avaliação bem positiva sobre a formação realizada pelos profissionais, valorizando a aprendizagem sobre o que é pesquisa e como pode ser conduzida em sala de aula, a maioria teve uma participação discreta durante os encontros. Finalmente, foram levantadas, por eles, muitas inseguranças para apresentar seus conhecimentos sobre um determinado conteúdo, de modo a compartilhar com os pares e, por isso, não costumam se envolver nos processos formativos. Assim, é fundamental haver processos formativos que evidenciem para o grupo de professores a pertinência de aprendizagens colaborativas. Acreditamos que essa pesquisa possibilitará importantes discussões sobre processos de formação de professores referente ao ensino de Estatística, que favoreça uma atitude analítica e crítica do mundo físico e social, ampliando os conhecimentos do grupo sobre o conteúdo e suas formas de ensino. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62019 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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