Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62010

Comparte esta pagina

Título : Uso perinatal de dieta hiperlipídica/hipercalórica e inibidor seletivo da recaptação de serotonina: investigações sobre a atividade locomotora em ratos
Autor : BARBOSA, Klarice Francisca dos Santos
Palabras clave : Atividade motora; Fluoxetina; Nutrição materna; Plasticidade fenotípica; Serotonina
Fecha de publicación : 19-mar-2024
Citación : BARBOSA, Klarice Francisca dos Santos. Uso perinatal de dieta hiperlipídica/hipercalórica e inibidor seletivo da recaptação de serotonina: Investigações sobre a atividade locomotora em ratos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Objetivo: Verificar os efeitos da inibição neonatal da recaptação de serotonina sobre o peso corporal e a atividade locomotora em ratos jovens e adultos submetidos à dieta hiperlipídica/hipercalórica (DHH) durante a gestação e lactação. Métodos: Ratas Wistar receberam dieta controle ou DHH desde a pré-gestação, gestação e lactação. No 1° dia pós nascimento (DPN), a ninhada foi ajustada em 8 filhotes e dividida em 4 subgrupos experimentais: Controle+Salina (C-S), Controle+Fluoxetina (C-F), Dieta hiperlipídica/hipercalórica+Salina (DHH-S) e Dieta hiperlipídica/hipercalórica+Fluoxetina (DHH-F). A fluoxetina foi administrada do 1° ao 21° DPN e os animais foram desmamados no 22° DPN. O peso corporal (PC) da prole foi avaliado durante a lactação, aos 30 e 60 dias de vida e a atividade locomotora no 28° e 58° DPN pelo Teste de Campo Aberto (TCA). Após os experimentos, os animais foram eutanasiados. Resultados: Do 10° DPN até a vida adulta, C-F e DHH-F demonstraram menor PC. Entre o 15° e 21° DPN, DHH-S apresentou maior PC que C-S, enquanto o PC de C-F foi menor que DHH-F a partir do 18° DPN. Na análise do TCA no 28° DPN, DHH-F exibiu menor tempo na periferia, menor tempo imóvel e maior distância percorrida. Já no 58° DPN, DHH-F teve menor distância, maior tempo na periferia e menor velocidade média. Conclusão: A intervenção farmacológica neonatal reduziu o peso corporal da lactação à vida adulta e alterou parâmetros locomotores nos 28° e 58° DPN em prole de ratos submetidos a DHH.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62010
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Klarice Francisca dos Santos Barbosa .pdf
  Artículo embargado hasta 2026-03-28
445,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons