Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62000
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Anco Márcio Tenório | - |
dc.contributor.author | QUERINO, Jussara da Silveira Fidelis | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T18:19:27Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T18:19:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-24 | - |
dc.identifier.citation | QUERINO, Jussara da Silveira Fidelis. Americanegraíndia, moderna e neobarroca: uma leitura de Solo para Vialejo, da Cida Pedrosa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62000 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva propor um diálogo entre a obra Solo para vialejo, da poeta pernambucana Cida Pedrosa (2019), e os três mecanismos básicos de compreensão das produções literárias neobarrocas (Sarduy, 1979). A pesquisa, de natureza descritiva, apresentará um panorama sobre a poética de Cida Pedrosa com foco na obra selecionada, os distanciamentos e as aproximações entre o barroco histórico da Europa e o neobarroco da América Latina, e uma análise das metalinguagens neobarrocas contidas em Solo para Vialejo, a fim de que se compreenda a reverberação dessa estética na contemporaneidade. A análise será norteada pelos estudos de Severo Sarduy (1979) que propõe um esquema operatório de compreensão do neobarroco em uma perspectiva latino-americana, Irlemar Chiampi (2010; 2015) ao tratar acerca dos ciclos do barroco e as suas possibilidades de reciclagem na modernidade estética e histórica, bem como Haroldo de Campos (1975; 2021) sobre a inclusão do barroco dentro de uma historiografia não-linear da literatura brasileira, sob a ótica de uma aproximação com a modernidade por meio da linguagem. Para tanto, conclui-se, previamente, que a obra de Pedrosa será analisada à luz de tais estudos literários, de modo que a estética neobarroquizante seja percebida enquanto um elemento integrante do estilo multifacetado da obra em questão. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | neobarroco | pt_BR |
dc.subject | modernidade | pt_BR |
dc.subject | poesia | pt_BR |
dc.subject | Cida Pedrosa | pt_BR |
dc.title | Americanegraíndia, moderna e neobarroca: uma leitura de Solo para Vialejo, da Cida Pedrosa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0052253020405635 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to propose a discussion between the work Solo para vialejo, by the poet Cida Pedrosa from Pernambuco (2019), and the three basic mechanisms for understanding neobaroque literary productions (Sarduy, 1979). The research is a descriptive study that presents an overview of Cida Pedrosa's poetics with a focus on the selected piece, it also describes the distances and similarities between the historical baroque of Europe and the neobaroque of Latin America, and an analysis of the metalanguages from neobaroque contained in Solo para Vialejo, in order to understand the consequences of this aesthetic in contemporary times. The analysis is guided by the studies of Severo Sarduy (1979), who proposes an operative scheme for understanding the neobaroque from a Latin American perspective; Irlemar Chiampi (2010; 2015), who deals with the cycles of the baroque and its possibilities for recycling in aesthetic and historical modernity, as well as Haroldo de Campos (1975; 2021) regarding the inclusion of the baroque within a non-linear historiography of brazilian literature, from the perspective of a convergence with modernity through language. Therefore, it is previously concluded that Pedrosa's piece is analyzed in the light of these literary studies, allowing the neobaroque aesthetic to be noticed as an integral element of the multifaceted style of the work in question. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jussara da Silveira Fidelis Querino.pdf | 659,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons