Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6199
Título: Laser aleatório por conversão ascendente de freqüência em neodímio
Autor(es): OLIVEIRA, Marcos André Soares de
Palavras-chave: Neodímio.; Terra rara; Vidro fluoroindato; Processo anti-Stokes; Laser aleatório
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: André Soares de Oliveira, Marcos; Bartolomeu de Araújo, Cid. Laser aleatório por conversão ascendente de freqüência em neodímio. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Nesta dissertação são apresentados resultados experimentais que demonstram a operação de um laser aleatório constituído por um meio fortemente espalhador que contém partículas dopadas com íons de neodímio. As partículas, de formas irregulares e tamanho da ordem de 30 m, foram obtidas após pulverizarmos vidros fluoroindatos dopados com três diferentes concentrações em mol% de Nd3+: 0,5; 1,0; e 3,0. Apresentamos resultados de emissão por conversão ascendente de freqüência envolvendo Nd3+ (processo anti-Stokes). O bombeamento óptico é feito por um laser de corante centrado em 575 nm (pulsos de 10 ns; taxa de repetição de 5 Hz), em ressonância com a transição 4 I9/2 → 2 G7/2 do Nd3+. A emissão do laser aleatório ocorre em 381 nm, sendo mais eficiente na amostra que contém 3% de Nd3+. A emissão anti-Stokes ocorre devido a um processo de transferência de energia entre íons de Nd3+. Os comportamentos espectral e temporal são analisados para a caracterização do laser aleatório
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6199
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2425_1.pdf3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.