Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61969

Compartilhe esta página

Título: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PREPARAÇÕES DE SEMENTES DE Moringa oleifera Lam. EM ADULTOS DE Alphitobius diaperinus (Panzer)
Autor(es): SANTOS, Aline Rodrigues da Silva
Palavras-chave: Toxicidade por contato; Protease; Amilase; Acetilcolinesterase
Data do documento: 21-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Aline Rodrigues da Silva. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PREPARAÇÕES DE SEMENTES DE Moringa oleifera Lam. EM ADULTOS DE Alphitobius diaperinus (Panzer). 2024. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Alphitobius diaperinus Panzer (Coleoptera: Tenebrionidae), o cascudinho, é um inseto-praga carreador de patógenos para aves. Este trabalho analisou os efeitos de preparações contendo proteínas (infusão, extrato, fração e lectina solúvel em água - WSMoL) e óleo fixo de sementes de Moringa oleifera Lam. (Moringaceae) na sobrevivência de A. diaperinus adultos. Dieta artificial contendo diferentes concentrações de infusão, extrato, fração ou WSMoL foram oferecidas aos insetos por sete dias. O peso dos insetos, o consumo de dieta e a mortalidade foram avaliados. O efeito in vitro das preparações sobre enzimas digestivas dos insetos foi determinado. O óleo foi investigado quanto à toxicidade por contato para A. diaperinus adultos e efeito in vitro na atividade de acetilcolinesterase. A infusão, o extrato, a fração e WSMoL não afetaram a sobrevivência de A. diaperinus, mas acarretaram rejeição da dieta e consequente redução do peso dos insetos. Não houve interferência na atividade de proteases totais, contudo, a atividade de tripsina símile foi estimulada em presença da fração proteica e de WSMoL, enquanto a atividade de α-amilase foi estimulada pela infusão e inibida pela fração e por WSMoL. O óleo matou os insetos (LC50 de 17mg/mL) e inibiu a atividade da acetilcolinesterase. Em conclusão, a infusão, o extrato e a fração proteica de sementes de M. oleifera, bem como WSMoL são agentes deterrentes para A. diaperinos adultos. Adicionalmente, o óleo fixo é tóxico por contato para A. diaperinus adultos e seu mecanismo de ação inseticida pode estar ligado à inibição de AChE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61969
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Aline Rodrigues da Silva Santos.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons