Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61967

Compartilhe esta página

Título: Ações estratégicas para otimização da gestão de resíduos de serviços de saúde
Autor(es): SILVA, Thais Tainan Santos da
Palavras-chave: Estabelecimentos públicos de saúde; Estratégias de gestão; Maturidade da gestão; Resíduos médicos; Segurança ambiental
Data do documento: 21-Nov-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Thais Tainan Santos da. Ações estratégicas para otimização da gestão de resíduos de serviços de saúde. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Devido às suas especificidades, uma parcela dos resíduos de serviços de saúde (RSS) oferece riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, sobretudo quando gerenciados de forma inadequada. Além de garantir uma gestão segura, o setor de saúde enfrenta desafios na busca de soluções sustentáveis diante do aumento na quantidade e diversidade desses resíduos. Nesse sentido, esta pesquisa realizou uma revisão sistemática, utilizando o método PRISMA, para identificar lacunas, tendências e oportunidades para melhorar a gestão de RSS. Os resultados indicam que a recente pandemia de COVID-19 provocou um aumento significativo na geração de RSS, exigindo adaptações urgentes nas políticas e diretrizes de gestão. Torna-se necessária a adoção de processos que simultaneamente reduzam custos e riscos e, promovam a resiliência no setor de saúde e reintegrem RSS com potencial de recuperação ao ciclo de produção, enquanto se enfrenta a preferência por dispositivos descartáveis e os desafios impostos pelos resíduos perigosos. Para compreender os desafios na gestão dos RSS foi conduzido um estudo em dez unidades públicas de saúde do município de Caruaru, com vistas ao desenvolvimento de ações estratégicas. Gestores, profissionais de saúde e de limpeza foram entrevistados e a metodologia Value-Focused Thinking (VFT) foi utilizada para interpretar os dados coletadas. O VFT evidenciou quatro objetivos fundamentais para a decisões relacionadas à segurança ocupacional e proteção ambiental: i) melhoria na segurança do trabalho e ambiental; ii) aprimoramento nas práticas de gerenciamento de RSS; iii) melhoria na gestão de recursos e iv) fortalecimento da rede de comunicação com as partes interessadas. A análise da rede de objetivos de decisão (rede meio-fim) possibilitou a criação de alternativas que podem auxiliar tomadores de decisão e formuladores de políticas no desenvolvimento de estratégias de gestão mais eficazes. Com base na rede de objetivos de decisão, foi proposto um modelo para medir o nível de maturidade do sistema de gestão de RSS, considerando a RDC n° 222 da ANVISA e as normas ISO 14001 (sistemas de gestão ambiental), ISO 9001 (sistema de gestão de qualidade). O modelo, composto por cinco níveis de maturidade, poderá auxiliar os gestores a identificarem o estágio atual e a planejar ações para aprimorar sua gestão. Esta pesquisa possui potencial para aplicação em outras unidades de saúde pública no Brasil, contribuindo para o avanço das políticas públicas e para uma gestão de resíduos mais sustentável no setor de saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61967
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Thais Tainan Santos da Silva.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons