Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6191
Share on
Title: | Trilhas, veredas para discussão da gestão do turismo nas APA´s : o caso APA-Guadalupe/PE/ |
Authors: | Nunes Silva, Roberta |
Keywords: | Áreas protegidas; Espaço turístico APA-Guadalupe Ordem legal; Potencial interpretativo das trilhas; Ecoturismo; Programa de Interpretação Ambiental |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | Nunes Silva, Roberta; Tôrres Aguiar Gomes, Edvânia. Trilhas, veredas para discussão da gestão do turismo nas APA´s : o caso APA-Guadalupe/PE/. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo reunir informações para o estudo das trilhas interpretativas em áreas protegidas, destacando a sua importância no desenvolvimento das atividades relacionadas com o ecoturismo. A área objeto de estudo é a APAGuadalupe Litoral Sul de Pernambuco - que insere parte dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros. Tem como pressupostos a necessidade de respeito aos atrativos naturais e culturais, sustentabilidade, educação do visitante, vivência, receptividade, participação local, democratização do conhecimento, planejamento e gestão. Como resultado, a pesquisa disponibiliza a construção de um marco teóricoconceitual que possibilita o entendimento da importância do uso das trilhas interpretativas como técnica educativa fundamental para o ecoturismo, a elaboração de mapas, crocris destacando alguns caminhos terrestres e náuticos com potencial interpretativo. E por fim, apresenta a definição de procedimentos básicos para orientar a elaboração de um Programa de Interpretação Ambiental para região |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6191 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License