Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61919

Compartilhe esta página

Título: Análise dos atributos técnicos e emocionais do uniforme para ambientes externos: o caso dos cicloentregadores dos Correios em Recife-PE
Autor(es): TEIXEIRA, Thuanne Raissa Fonsêca
Palavras-chave: Ergonomia; Uniformes; Trabalhadores de ambientes externos; Cicloentregador; Correios
Data do documento: 4-Nov-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TEIXEIRA, Thuanne Raissa Fonsêca. Análise dos atributos técnicos e emocionais do uniforme para ambientes externos: o caso dos cicloentregadores dos Correios em Recife-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa foi conduzida entre os anos de 2020 e 2023, com um levantamento bibliográfico abrangente sobre diversas dimensões temáticas que, em conjunto, contribuem para a avaliação dos atributos técnicos e emocionais do uniforme utilizado por trabalhadores postais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT/Correios), especificamente aqueles que atuam como cicloentregadores, utilizando a bicicleta como ferramenta de trabalho. A dissertação teve como objetivo propor recomendações para aprimorar o vestuário profissional destinado a ambientes externos, buscando promover o conforto e o bem-estar dos cicloentregadores postais da ECT na cidade do Recife (PE). O estudo foi orientado pela questão: de que maneira os uniformes afetam o sentimento de satisfação e bem-estar dos cicloentregadores?A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica híbrida, integrando ferramentas do Design (avaliação de usabilidade), Ergonomia (análise do Sistema Humano- Tarefa-Máquina e ambiente), Ciência dos Materiais (análises laboratoriais) e Psicologia Experimental (avaliação afetiva). Os resultados indicaram que a camisa do uniforme, percebida como leve, esteticamente bem aceita e com boas propriedades têxteis que favorecem a liberdade de movimentos, afeta positivamente o cicloentregador postal. Por outro lado, a calça, caracterizada como pesada e com limitações em relação à mobilidade, além de expor o trabalhador a possíveis danos de mordidas caninas e dificultar a troca de calor entre o corpo e o ambiente, afeta negativamente a experiência do cicloentregador. Os resultados também demonstraram que as características têxteis do uniforme influenciam diretamente a interação do trabalhador com o sistema, afetando seu estado psicológico e fisiológico, o que ressalta a importância de uma escolha adequada de materiais que considerem o perfil da atividade desempenhada. Apesar das necessidades de melhorias, o uniforme é bem aceito esteticamente pelos usuários, possuindo ainda uma forte carga simbólica. O calçado, no entanto, foi identificado como um elemento gerador de desconforto, o que sugere a necessidade de investigações futuras sobre esse componente. Acredita-se que a metodologia híbrida adotada foi eficaz para avaliar o uniforme sob as óticas da usabilidade, ergonomia e afetividade, colocando o usuário como centro da análise em todas as etapas do estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61919
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thuanne Raissa Fonseca Teixeira.pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons