Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61904

Compartilhe esta página

Título: Fatores associados à alta competência motora em adolescentes : uma abordagem a partir do modelo social ecológico
Autor(es): OLIVEIRA, Maria Clara César Vila Nova de
Palavras-chave: Adolescente; Correlatos de saúde; Modelo socioecológico
Data do documento: 23-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Maria Clara César Vila Nova de. Fatores associados à alta competência motora em adolescentes: uma abordagem a partir do modelo social ecológico. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: A competência motora (CM) é essencial para o desenvolvimento físico, mental e social saudável de adolescentes. No entanto, a literatura carece de estudos que integrem múltiplos níveis de análise, como fatores intrapessoais, interpessoais, comunitários, organizacionais e políticos, associados à CM. Objetivo: analisar os fatores intrapessoais, interpessoais, comunitários, organizacionais e políticos associados a alta competência motora (CM) em adolescentes, utilizando o Modelo Social Ecológico (MSE) como base teórica. Métodos: Realizou-se um estudo transversal com estudantes de 14 a 19 anos do ensino médio da rede pública na Região Metropolitana do Recife. Os dados foram coletados por meio de questionário adaptado do Global School-Based Student Health Survey (GSHS) e medidas antropométricas, como estatura, massa corporal e IMC, utilizando estadiômetro e balança digital. A CM foi avaliada pelo Motor Competence Assessment (MCA), que inclui testes de estabilidade, locomoção e manipulação. A análise estatística utilizou regressão logística binária, com a alta CM como variável dependente e as variáveis dos estratos do MSE como variáveis independentes. As associações foram expressas em termos de odds ratios (OR), acompanhadas de intervalos de confiança de 95%. Resultados: A amostra incluiu 1.036 adolescentes. Os meninos apresentaram uma associação maior a alta CM quando comparado a meninas (OR=11,36; IC95%: 7,31;17,63). A prática de atividade física no tempo livre foi associada à alta CM (OR=2,85; IC95%: 1,68-4,83). O IMC, o intermediário e alto tiveram maiores chances de ter alta CM (OR=1,54; IC95%: 1,02;2,32 e OR=1,64; IC95%:1,05;2,55). Para rapazes, os que praticam AF no tempo livre (OR=2,80; IC95%:1,48;5,30), que gostam de praticar AF (OR=3,89; IC95%1,39;10,89), com IMC intermediário (OR=1,73; IC95%1,08;2,75) e alto (OR=1,93; IC95%:1,17;3,19) associaram a uma alta CM. Entre as moças, avaliar positivamente a equipe pedagógica associou-se à alta CM (OR=2,69; IC95%1,11;6,50). Conclusão: fatores intrapessoais, interpessoais, organizacionais e comunitários estão associados à alta competência motora em adolescentes. Intervenções que promovem atividades físicas e ambientes favoráveis ao esporte nas escolas podem melhorar a CM dos jovens. Sugere-se que políticas públicas sejam formuladas para apoiar essas iniciativas, focando no desenvolvimento motor integral dos adolescentes. As possíveis aplicações incluem a implementação de programas escolares de educação física que englobem múltiplos fatores do MSE e a criação de políticas que incentivem a prática esportiva e a AF.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61904
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Clara César Vila Nova de Oliveira.pdf15,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons