Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61899

Compartilhe esta página

Título: Causas de infrações e penalidades aplicadas pelo IBAMA nas empresas dos segmentos de energia, transporte e indústria, listadas na B3, no ano de 2022: um estudo sobre a não evidenciação nas demonstrações financeiras
Autor(es): CRUZ JUNIOR, Denilson Nunes da
Palavras-chave: Contabilidade ambiental; Exploração ambiental; Infrações
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: CRUZ JUNIOR, Denilson Nunes da. Causas de infrações e penalidades aplicadas pelo IBAMA nas empresas dos segmentos de energia, transporte e indústria, listadas na B3, no ano de 2022: um estudo sobre a não evidenciação nas demonstrações financeiras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A contabilidade ambiental está ganhando cada vez mais importância à medida que as regulamentações ambientais se tornam mais rigorosas e integradas à gestão empresarial. Nesse contexto, é crucial que as empresas, especialmente aquelas envolvidas na exploração ambiental, evidenciem claramente em seus registros contábeis as informações relevantes. O presente estudo teve como objetivo investigar as causas e infrações que resultaram em penalidades aplicadas pelo IBAMA ao longo de 2022, categorizando de acordo com o setor de atuação das empresas listadas na B3, das quais analisou-se nove empresas dos setores de indústria, de energia e transporte. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, combinando métodos descritivos e exploratórios, examinando demonstrações financeiras e informações de órgãos ambientais para analisar como as empresas estão detalhando as informações ambientais em seus registros contábeis. Os resultados demonstram que as empresas não detalham causas das infrações cometidas nos relatórios analisados, no entanto divulgam outras informações de impactos ambientais tais como: o investimento em inovação para a redução de resíduos, projetos voltados à restauração ambiental, como a recuperação de áreas afetadas por incêndios , entre outras. Adicionalmente, mesmo após serem autuadas, as empresas não divulgaram informações que pudessem demonstrar transparência aos usuários das informações quanto às causas e infrações aplicadas pelo IBAMA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61899
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DENILSON_NUNES_DA_CRUZ_JUNIOR_(1)_assinado.pdf529,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons