Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6189
Title: Procedimentos de normas para gestão de um mergulho sustentável fundamentado em educação ambiental
Authors: ABREU, Juliana Galamba Fernandes
Keywords: Recife artificial;Gestão ambiental;Turismo ecológico;Mergulho Sustentável;Impacto antrópico;Prospecção biológica;Educação ambiental.
Issue Date: 31-Jan-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Galamba Fernandes Abreu, Juliana; Zanon de Oliveira Passavanté, José. Procedimentos de normas para gestão de um mergulho sustentável fundamentado em educação ambiental. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Considerada a Capital Brasileira dos Naufrágios , devido ao grande número de embarcações afundadas em sua plataforma continental, Recife vem ao mesmo tempo ascendendo ao longo dos anos as atividades turísticas no seu litoral, conseqüentemente aumentando a ameaça sobre a estabilidade de seus ecossistemas marinhos, sendo as áreas recifais as que mais sofrem essa pressão antrópica. Os Recifes Artificiais, a exemplo dos naufrágios, visa o incremento da indústria do turismo subaquático apresentando características biológicas semelhantes aos ambientes recifais naturais além de alavancar a remodelagem do ecossistema marinho com a disponibilidade de novos habitats. O presente estudo tem como objetivo central estudar as interações entre os usuários dos naufrágios (mergulhadores) envolvendo também as Operadoras de Mergulho da região, usando como ferramenta de sensibilização a Educação Ambiental, contendo aulas práticas e teóricas com aplicação de questionários e levantamento histórico das embarcações. O Aspecto biológico da pesquisa terá a participação dos alunos-usuários que poderão fazer comparações de registros anteriores com a Prospecção Biológica realizada por eles, inicialmente em duas embarcações, sendo uma a mais visitada e antiga e naturalmente uma menos visitada e mais recente. Esse tipo de pesquisa relaciona os naufrágios como bons indicadores de qualidade ambiental das embarcações, como também de validar o impacto antrópico negativo ao decorrer dos anos. Para dar continuidade a sustentabilidade do projeto, todo o trabalho será documentado para a elaboração de material didático para as Operadoras e a sugestão da inclusão de aulas de Educação Ambiental nos Cursos de Mergulho em todos os níveis. O projeto será levado ao ministério público para análise e concordância da transformação de uma embarcação em APA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6189
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4148_1.pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.