Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61866

Compartilhe esta página

Título: Poder discriminatório do Global Leadership Initiative on Malnutrition em relação à Avaliação Subjetiva Global no diagnóstico de desnutrição em pacientes cirúrgicos hospitalizados
Autor(es): SILVA, Luana Gomes da
Palavras-chave: Desnutrição; Avaliação nutricional; Estado nutricional; Assistência hospitalar
Data do documento: 31-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Luana Gomes da. Poder discriminatório do Global Leadership Initiative on Malnutrition em relação à Avaliação Subjetiva Global no diagnóstico de desnutrição em pacientes cirúrgicos hospitalizados. 2024. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O GLIM (Global Leadership Initiative on Malnutrition) foi criado em 2018 com o intuito de uniformizar o diagnóstico da desnutrição em adultos e, desde então, esta ferramenta vem sendo testada por pesquisadores com o objetivo de avaliar seu desempenho. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo observar a performance diagnóstica do GLIM, no diagnóstico da desnutrição hospitalar, comparado a ASG (Avaliação Subjetiva Global). Foi realizado um estudo transversal observacional do tipo analítico, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, incluindo os indivíduos hospitalizados em pré-operatório de cirurgia eletiva curativa de médio ou grande porte e com idade ≥20 anos. Aplicaram-se as ferramentas GLIM e ASG, além da coleta de dados antropométricos e clínicos em prontuário. Participaram da pesquisa 101 pacientes e, de acordo com a ASG, 52,5% foram diagnosticados como desnutridos, sendo 16,8% desnutridos graves. A frequência de acordo com o GLIM foi de 59,4%, sendo 36,6% desnutridos graves. Observou-se ainda boa acurácia diagnóstica de acordo com AUC ROC 0.89 e Kappa de 0.78, além de sensibilidade de 96.2% e especificidade de 81.3%. O critério avaliativo do GLIM que obteve maior poder explicativo para o diagnóstico da desnutrição em nossa regressão linear foi a perda de peso (R2 = 0.73), seguido da redução da ingestão ou absorção alimentar (R2 = 0.67). E a combinação entre estes dois critérios foi uma das que possuiu maior contribuição no diagnóstico pela regressão linear multivariada (R2 = 0.62). Resultados estes condizentes com a literatura disponível até o momento. O GLIM parece possuir um bom desempenho diagnóstico observado através da acurácia satisfatória no diagnóstico da desnutrição, quando comparado com a ASG, se apresentando como uma opção para utilização por profissionais de saúde na assistência ao indivíduo hospitalizado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61866
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luana Gomes da Silva.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons