Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6185
Título: Avaliação da presença de Papilomavírus bovino em sêmen de touros (Bos taurus)
Autor(es): SILVA, Maria Angélica Ramos da
Palavras-chave: Papilomavírus Bovino; Touro sêmen; PCR
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Angélica Ramos da Silva, Maria; Ferreira dos Santos, José. Avaliação da presença de Papilomavírus bovino em sêmen de touros (Bos taurus). 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Genética, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Os papilomavírus (PV) são vírus de DNA dupla fita que infectam o epitélio escamoso da pele e mucosa. O papilomavírus bovino (BPV) apresenta 10 diferentes tipos (BPV-1 a 10) e causam doenças em rebanhos de corte ou leiteiro, gerando grandes prejuízos econômicos aos criadores. A presença de BPV já foi detectada em tecidos reprodutivos e fluídos corporais, tais como sangue periférico, plasma sanguíneo, oócitos, ovário, útero, células do cúmulus, fluídos uterinos, sêmen e espermatozóide, placenta e líquido amniótico. O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença do BPV, através da técnica PCR, em sêmen de touros (Bos taurus) fresco e comercializado no Estado de Pernambuco. Para isso, foram utilizados primers de detecção geral para PV e específicos para os tipos de BPV-1 a 6 em amostras de sêmen fresco e sêmen comercial de touros da raça Gir Leiteiro. Foi detectada a presença de DNA de BPV em 100% das amostras de sêmen analisadas. O tipo viral mais freqüente foi o BPV-2 em 100% das amostras analisadas, seguido por BPV-3 em 48% das amostras e BPV- 4 presente em 6,9% das amostras avaliadas. Houve detecção simultânea de mais um tipo de BPV em 51% das amostars de sêmen analisadas. Estes resultados demonstram a importância do estudo e de um melhor detalhamento da relação entre BPV e sêmen. Dada a grande utilização, a inseminação artificial com sêmen contaminado com BPV pode ter importância similar à via sexual para a dispersão viral entre o rebanho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6185
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Genética

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3670_1.pdf786,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.