Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6175
Título: Desenvolvimento territorial recente em espaços sub-regionais dinâmicos no Piauí
Autor(es): FAÇANHA, Antonio Cardoso
Palavras-chave: Geografia; Desenvolvimento territorial; Piauí; Espaços- subregionais
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cardoso Façanha, Antonio; Bacelar de Araújo, Tânia. Desenvolvimento territorial recente em espaços sub-regionais dinâmicos no Piauí. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo central analisar os espaços sub-regionais dinâmicos recentes no Piauí à luz da perspectiva do desenvolvimento territorial. A trajetória está traçada com a discussão do tema do desenvolvimento, quando são levantadas as visões recentes de liberdade, capacidade e sustentabilidade, além de refletir sobre as dimensões exógenas e endógenas, e os reflexos da globalização e da inovação, fornecendo assim os aportes teóricos para as perspectivas do desenvolvimento territorial. Seguida da articulação do referencial teórico, com as bases e os contextos recentes da dinâmica territorial piauiense, adentra pela discussão dos espaços sub-regionais dos serviços de saúde, da apicultura, do turismo litorâneo, arqueológico, e da soja, seguindo o percurso de análise pela formação dos espaços sub-regionais, das articulações ocorridas no território, a participação do público e do privado até a reflexão sobre as consequências na sociedade e no meio ambiente. A metodologia utilizada foi sustentada através do método de abordagem crítico-dialético, com uso de três níveis de apreensão da realidade: técnico, teórico e epistemológico. Se fez uso de diversas fontes para a construção da revisão bibliográfica, acrescidos de visitas aos órgãos públicos e privados, a entidades sindicais, aos poderes públicos municipais, além dos trabalhos de campo em que foram realizadas entrevistas e com registros fotográficos nos municípios. Dessa forma, a incursão da re nmlação entre Geografia e desenvolvimento territorial lança horizontes de reflexão do território, a partir dos espaços sub-regionais do Piauí, possuidores de expressivo dinamismo e diferenciação, permeados por novas redes sociais, e que articulam as potencialidades naturais, econômicas e espaciais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6175
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6450_1.pdf6,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.