Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6156
Título: Testes de permutação e bootstrap em análise estatística de formas: aplicações a zoologia
Autor(es): Giovanny Giron Amaya, Edwin
Palavras-chave: Análise de formas;Bootstrap;Dimorfismo sexual;Testes de permutação;Zoologia
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Giovanny Giron Amaya, Edwin; José Amorim do Amaral, Getúlio. Testes de permutação e bootstrap em análise estatística de formas: aplicações a zoologia. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O objetivo desta dissertação é aplicar métodos de análise estatística de formas a um problema real da zoologia. Quatro testes foram considerados: T2 de Hotelling, de Goodall, o teste com a estatística de James e o teste com a estatística λ. Estes dois últimos testes não são usados com freqüência na literatura estatística. Também foram considerados testes com bootstrap e testes de permutação. Tais métodos são não-paramétricos e não impõem suposições sobre a distribuição dos dados. Versões dos testes de permutação e bootstrap são comparadas com os testes originais. São apresentadas também conclusões sobre a aplicação à zoologia. Foram realizados testes para detectar a presença de dimorfismo sexual em seis espécies de marsupiais, baseando-se na mandíbula desses animais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6156
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3882_1.pdf849,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.