Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6153
Título: O lugar sistemático da História na Filosofia Prática Kantiana
Autor(es): BATISTA, Marcos Antônio Silva
Palavras-chave: Filosofia; História; Kant; Liberdade; Práxis (Filosofia)
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Antônio Silva Batista, Marcos; Andrade Marques de Oliveira, Érico. O lugar sistemático da História na Filosofia Prática Kantiana. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo mostrar como a filosofia da história possui um lugar sistemático dentro da arquitetônica prática kantiana. Com isso, defende-se a tese de que a reflexão sobre a história é para Kant parte integrante do seu sistema prático, na qual os juízos e proposições assumiriam a forma de juízos sintéticos a priori. Mais do que um mero exame das implicações semânticas da História esta dissertação visa esclarecer como a filosofia prática kantiana, alicerçada pelo conceito chave da liberdade, ganha coerência e completude quando se entendem os escritos sobre a História. Portanto, longe de ser uma noção marginal na obra kantiana a filosofia da história desempenha um importante papel, sendo uma espécie de ponte necessária entre uma posição mais universalista e fundamental (formal) e uma teoria da práxis onde é necessário um exame sobre a exeqüibilidade de certos princípios práticos (histórico-jurídicos)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6153
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3374_1.pdf865,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.