Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6132
Título: Modelos lineares generalizados simétricos heteroscedásticos
Autor(es): Lídia Coco Terra, Maria
Palavras-chave: Modelos lineares generalizados simétricos heteroscedásticos;Influência local;Parâmetro de escala
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lídia Coco Terra, Maria; José de Azevedo Cysneiros, Francisco. Modelos lineares generalizados simétricos heteroscedásticos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A classe de modelos lineares generalizados simétricos heteroscedásticos é caracterizada pela resposta pertencente à classe simétrica de distribuições, um preditor linear relacionado com o parâmetro de posição e um preditor linear relacionado com o parâmetro de escala, ambos relacionado através de funções de ligação. Estes modelos são uma extensão natural dos modelos lineares generalizados simétricos (MLGS) proposta por Lobos (2004), em que apenas o parâmetro de posição é relacionado por um preditor linear através de uma função de ligação duplamente diferenciável. Neste trabalho, inicialmente, apresentamos alguns resultados nos MLGS heteroscedásticos. Em seguida, testes assintóticos para avaliar homoscedasticidade são propostos bem como métodos de diagnósticos sob o enfoque de influência local. Alguns exemplos com dados reais serão discutidos a fim de ilustrar a teoria desenvolvida
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6132
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3859_1.pdf739,84 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.