Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60997
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CHICCA JUNIOR, Natal Anacleto | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Laura Brito | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T13:23:05Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T13:23:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Laura Brito. Desenvolvimento de uma proposta de ferramenta de auxílio à alfabetização de crianças com dislexia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60997 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de ferramenta de auxílio à alfabetização de crianças com dislexia, com idade entre 6 e 8 anos, em formato de jogo digital. A escolha deste formato, visa tornar o processo de aprendizado da leitura e escrita mais lúdico, uma vez que, devido às dificuldades que enfrentam, é comum que crianças com dislexia se afastem dessas atividades. Para construção da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos, sites e outros meios, com o intuito de compreender as principais dificuldades do aluno disléxico, bem como as atuais estratégias e ferramentas que os educadores utilizam na alfabetização desse público. Além disso, foi analisado como essas estratégias poderiam ser traduzidas para o ambiente digital. Como resultado desse estudo, foi desenvolvida a interface do jogo, projetada para auxiliar crianças com dislexia congênita a formar palavras por meio da combinação de sílabas. A interface visual utiliza tipografias adaptadas em toda sua composição, e ao final do jogo o usuário pode repetir a atividade quantas vezes desejar. Essa abordagem foi pensada para atender às necessidades do público-alvo, permitindo que ele desenvolva suas habilidades de leitura e escrita de forma interativa, respeitando seus ritmos individuais e favorecendo a construção de uma relação mais positiva com o aprendizado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de disléxicos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma proposta de ferramenta de auxílio à alfabetização de crianças com dislexia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4853922706872274 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4342813292707097 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Laura Brito Oliveira.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons