Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60997

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHICCA JUNIOR, Natal Anacleto-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Laura Brito-
dc.date.accessioned2025-03-18T13:23:05Z-
dc.date.available2025-03-18T13:23:05Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2024-01-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Laura Brito. Desenvolvimento de uma proposta de ferramenta de auxílio à alfabetização de crianças com dislexia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60997-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de ferramenta de auxílio à alfabetização de crianças com dislexia, com idade entre 6 e 8 anos, em formato de jogo digital. A escolha deste formato, visa tornar o processo de aprendizado da leitura e escrita mais lúdico, uma vez que, devido às dificuldades que enfrentam, é comum que crianças com dislexia se afastem dessas atividades. Para construção da proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos, sites e outros meios, com o intuito de compreender as principais dificuldades do aluno disléxico, bem como as atuais estratégias e ferramentas que os educadores utilizam na alfabetização desse público. Além disso, foi analisado como essas estratégias poderiam ser traduzidas para o ambiente digital. Como resultado desse estudo, foi desenvolvida a interface do jogo, projetada para auxiliar crianças com dislexia congênita a formar palavras por meio da combinação de sílabas. A interface visual utiliza tipografias adaptadas em toda sua composição, e ao final do jogo o usuário pode repetir a atividade quantas vezes desejar. Essa abordagem foi pensada para atender às necessidades do público-alvo, permitindo que ele desenvolva suas habilidades de leitura e escrita de forma interativa, respeitando seus ritmos individuais e favorecendo a construção de uma relação mais positiva com o aprendizado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectAlfabetização de disléxicospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma proposta de ferramenta de auxílio à alfabetização de crianças com dislexiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4853922706872274pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4342813292707097pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Laura Brito Oliveira.pdf2,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons