Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60996

Compartilhe esta página

Título: Síntese de tiossemicarbazonas, elucidação estrutural, citotoxicidade, atividade antioxidante, ADMET e estudos de interação com Albumina Sérica Bovina (BSA)
Autor(es): SILVA, Maria Jose Cristiane da
Palavras-chave: Citotoxicidade; Antioxidante; Tiossemicarbazonas
Data do documento: 17-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Maria José Cristiane. Síntese de tiossemicarbazonas, elucidação estrutural, citotoxicidade, atividade antioxidante, ADMET e estudos de interação com Albumina Sérica Bovina (BSA). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Proteínas plasmáticas, como a albumina (BSA), são também utilizadas nestes estudos para verificar as propriedades farmacocinéticas dos fármacos. Nestes estudos, moléculas contendo porções fenílico e tiossemicarbazonas são consideradas promissoras por possuírem atividade biológicas. Isso é particularmente relevante para tratamentos de diversas doenças, uma vez que essa proteína se acumula no microambiente aumentando a distribuição de medicamentos, além de suprir as demandas energéticas das células. Diferentes técnicas de espectroscopia, termodinâmica e estudos in silico podem ser empregadas para verificar como a albumina se liga aos ligantes usando albumina sérica humana (HSA) ou albumina sérica bovina (BSA) devido à sua similaridade estrutural. Neste sentido, a BSA foi escolhida para ser estudada neste trabalho, que teve como objetivo sintetizar sete novos compostos da série (E)-N-fenil-2-(3,4,5-trimetoxi- benzilideno)-hidrazina-carbotioamidas substituídas JFs e investigar da capacidade de interação com a albumina sérica bovina (BSA). Todos os compostos foram sintetizados com êxito utilizando tiossemicarbazidas substituídas e o aldeído trimetoxi-benzaldeído, em temperatura ambiente, e suas estruturas químicas elucidadas satisfatoriamente por meio das técnicas de RMN 1H e RMN 13C, técnica DEPT, e infravermelho (IV) apresentando rendimentos entre 60 e 85 %, e sinais diagnósticos de formação das tiossemicarbazonas. A atividade de ligação à BSA dos compostos foi estudada através das técnicas espectroscópicas de absorção e fluorescência, em diferentes concentrações, verificando-se que todos os compostos possuem afinidade de interação com esta biomolécula. Os resultados mostram que a principal interação ocorrida entre os complexos BSA-JFs foi por meio do processo de extinção estática, apresentam caráter moderado. Os compostos apresentam boa disponibilidade oral obedecendo as regras de Lipinski e Veber. Onde apenas o composto JF-14 violou uma regra. Em ensaios de atividade antioxidantes os compostos foram capazes de promover atividade antioxidante moderada para o ensaio de DPPH e ABTS. Os compostos também apresentaram uma atividade citoxicidade de moderada em linhagem celular de macrófagos J774.A1 e HepG2. Estudos adicionais devem ser realizados para prever os mecanismos de interação entres os outros compostos e BSA, e se obter um sistema de liberação controlada e diminuição de citotoxicidade através de nanopartículas de BSA e incorporação de compostos com atividade biológica definida.
Descrição: SILVA, Maria José Cristiane da também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Maria José Cristiane Lima e.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60996
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Jose Cristiane Lima e Silva.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons