Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60995

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de Verniz Odontológico à base de própolis vermelha brasileira para tratamento e prevenção da cárie dentária
Autor(es): SANTOS, Lucas Alison do Nascimento
Palavras-chave: Desenvolvimento Farmacotécnico;; Produto Natural; Estudo de Validação; Própolis Vermelha
Data do documento: 16-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Lucas Alison do Nascimento. Desenvolvimento de Verniz Odontológico à base de própolis vermelha brasileira para tratamento e prevenção da cárie dentária. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A cárie é uma das doenças crônicas mais comuns em todo o mundo. Para controle e prevenção da doença, é importante ampliar as opções de tratamento. Os diversos tipos de própolis têm sido estudados como alternativas. Estudos têm demonstrado que a própolis vermelha brasileira tem importante atividade contra Streptococcus mutans, além de atividade anti-inflamatória. Para a efetiva utilização dessa alternativa, faz-se necessário o desenvolvimento de formas farmacêuticas que viabilizem o seu manejo e aplicação. Esse estudo objetiva produzir um verniz dentário à base da própolis vermelha, para posterior aplicação em estudos in vitro e in vivo. Foram realizados testes qualitativos para identificação da presença de compostos de interesse na prospecção fitoquímica. Também foram realizados testes quantitativos por CLAE-DAD. O método para doseamento de compostos fenólicos foi desenvolvido a partir do já consagrado método de Folin-Ciocalteau e foi então validado de acordo com os parâmetros da RDC 166/2017 da ANVISA. O verniz odontológico foi formulado utilizando uma base de etilcelulose a 15% em etanol absoluto, à qual foi incorporado o extrato de própolis nas concentrações de 5%, 10% e 15%. Cerca de 20 lotes de bancada de 2g foram preparados para os testes de compatibilidade dos componentes da formulação. A secagem do extrato por liofilização apresentou rendimento de 22%. A prospecção fitoquímica, utilizando métodos qualitativos, e os ensaios de CLAE-DAD do extrato processado apresentaram a presença de flavonoides, grupo apontado como responsável pela atividade farmacológica desejada em diversos estudos. O método de Folin-Ciocalteau apresentou resultados dentro dos padrões necessários indicados na literatura para ser considerado validado, com R2 = 0,997 para os ensaios de linearidade, limite de detecção igual a 10,725 μg.mL-1 e limite de quantificação igual a 32,5 μg.mL-1. O verniz final formulado se apresenta como um líquido viscoso, de coloração vermelha intensa e brilhante, com densidade relativa de 0,908, pH de 5,5, e viscosidade de 136,1 cSt a 10 rpm. A incorporação da PVB no verniz base se mostrou exitosa em todas as concentrações testadas. Esse estudo concluiu que o verniz produzido à base de Própolis Vermelha Brasileira apresentou características organolépticas e físico-químicas consistentes e dentro dos padrões de qualidade encontrados para produtos já utilizados na prática clínica, o que demonstra possibilidade de ser utilizado como uma futura alternativa terapêutica para o tratamento e prevenção da cárie.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60995
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lucas Alison do Nascimento Santos.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons