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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60982
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Título: | Considerações de professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiências em classes de ensino comum regular. |
Autor(es): | GALVAO NETO, Edgar Silva |
Palavras-chave: | Educação Matemática; Educação Inclusiva; Formação de Professores; Saberes Docentes; Inclusão Escolar |
Data do documento: | 21-Fev-2025 |
Citação: | GALVÃO NETO, Edgar Silva. Considerações de professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiências em classes de ensino comum regular. 2025. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo analisar as considerações de professores que atuam na disciplina de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental quanto ao processo de inclusão de estudantes com deficiências em classes de ensino comum regular. A pesquisa investigou como a formação inicial e continuada influencia a construção do arcabouço teórico necessário para a prática docente inclusiva, bem como o impacto das interações no ambiente escolar. Essas interações envolvem profissionais da educação, como intérpretes, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais de apoio e gestores, além do envolvimento de familiares e profissionais de saúde no acompanhamento dos estudantes atípicos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, elaborado no Google Forms e enviado aos participantes via WhatsApp. No referencial teórico, a pesquisa contextualiza a história da inclusão no sistema educacional e dialoga com as contribuições de autores como Shulman, Freire e Tardif, relacionando os saberes didáticos necessários à prática pedagógica inclusiva. Os resultados evidenciam déficits na formação inicial dos docentes no que tange ao ensino inclusivo, ressaltando a necessidade de uma mudança cultural na profissão, com o desenvolvimento de saberes e práticas pedagógicas inclusivas e, também, indica a urgência de remodelações curriculares na formação inicial no que compete a essa modalidade de ensino. Nesse sentido, a formação continuada surge como ferramenta essencial para suprir lacunas formativas. Além disso, foram identificadas fragilidades na estrutura escolar e no envolvimento familiar, fatores que impactam diretamente no desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Este estudo contribui para o debate sobre a inclusão escolar, destacando a necessidade de aprofundamento do tema por meio de novas pesquisas que ampliem as discussões aqui apresentadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60982 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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