Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60975
Share on
Title: | Trajetórias socioespaciais de estudantes negras do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri, em Crato-Ceará |
Authors: | OLIVEIRA, Susana Dainara Terto de |
Keywords: | Mulheres negras; Narrativas; Trajetórias socioespaciais; Universidade; Geografia |
Issue Date: | 27-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | OLIVEIRA, Susana Dainara Terto de. Trajetórias socioespaciais de estudantes negras do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri, em Crato-Ceará. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A pesquisa apresentada traz resultados de uma investigação bibliográfica e de campo, do Programa de Pós - Graduação em Geografia - PPGEO, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, campus Recife, em nível de mestrado, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Geografias Negras e Indígenas - GENÍ e o Laboratório de Estudos sobre o Espaço, Cultura e Política - LECgeo. Pensando em como as diversas violências sofridas por mulheres negras dentro da academia estão atreladas ao gênero, raça e classe, e contribuem para que o racismo, sexismo e capitalismo se fortaleçam enquanto fonte de manutenção para condições estruturantes das relações sociais, o principal objetivo deste trabalho é analisar e refletir, a partir das narrativas, as trajetórias socioespaciais de estudantes negras do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri - URCA, em Crato - Ceará, compreendendo em que medida a discriminação da gênero e de raça afeta corporal e territorialmente suas vidas, considerando suas relações sociais e dimensões espaciais tomadas, principalmente, a partir do acesso à universidade e seus mecanismos construídos para o enfrentamento ao racismo e sexismo dentro desses espaços. Metodologicamente, o estudo se amparou nas “escrevivências”, de Conceição Evaristo, e no “desde dentro”, de Geny Guimarães, a partir das próprias narrativas de mulheres negras. Como parte dos resultados, constatou-se que o perfil do corpo discente da universidade vem mudando significativamente. Em sua maioria, está composta por pessoas negras, o que é um avanço e resposta, principalmente às políticas de ação afirmativas, como, por exemplo, a Lei no 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Apontando para a importância de manutenção de políticas voltadas para essa população, como forma de integrar na sociedade, grupos que historicamente foram afastados e apagados da história do Brasil. Reforço também a importância do papel dos movimentos sociais nesse processo de inserção e permanência dessas mulheres nos espaços apontados, trazendo também a relevância da construção de novas metodologias e novos métodos dentro da geografia, especificamente, no campos das geografias negras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60975 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Susana Dainara Terto de Oliveira.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License