Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60622

Compartilhe esta página

Título: Efeito do extrato aquoso das sementes da Moringa Oleifera e Lectina WSMOL na programação intrauterina de hipertensão e estresse oxidativo renal induzida pela endotoxemia materna em ratos wistar
Autor(es): SILVA, Jeoadã Karollyne
Palavras-chave: Gestação; Influencias pré-natais; Lectinas
Data do documento: 17-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Jeoadã Karollyne. Efeito do extrato aquoso das sementes da Moringa Oleifera e Lectina WSMOL na programação intrauterina de hipertensão e estresse oxidativo renal induzida pela endotoxemia materna em ratos wistar. 2020. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A endotoxemia materna representa um fator que afeta o ambiente intrauterino, prejudica a nefrogênese e programa o surgimento de hipertensão e doença renal na vida adulta. O impacto ocorre por mecanismos que envolvem a ativação de processos inflamatórios e estresse oxidativo no ambiente materno-fetal. Os extratos obtidos de componentes da Moringa oleifera (MO), espécie arbórea nativa da Índia, demonstra propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e de sua semente pode ser isolada uma lectina que apresenta atividades imunomodulatória e anti- inflamatória, a WSMoL (Water Soluble Moringa oleifera Lectin). Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar se a administração do extrato aquoso da MO (EASMO) ou da WSMoL previne a programação da hipertensão e estresse oxidativo renal na prole adulta obtida de ratos fêmeas submetidas a endotoxemia materna. Para isso ratos fêmeas foram submetidas a endotoxemia, por meio da administração de LPS (0,5 mg/kg de massa corporal) nos dias 13, 15, 17 e 19 de gestação, e tratadas diariamente (13°-17° dia de gestação) com EASMO (200 mg/kg de massa corporal) ou WSMoL (1,1 mg/kg de massa corporal). Na vida adulta, a prole de ratos machos foi submetida a avaliação da função renal e pressão arterial sistólica (PAS). Além disso, foi avaliado no rim os níveis de peroxidação lipídica, níveis de espécies reativas de oxigênio (EROs), atividade da NADPH oxidase, níveis de nitrato/nitrito e conteúdo proteico de IL-6 e TNF-α. A prole obtida de mães LPS sem tratamento apresentou maiores níveis de PAS do que o grupo Controle. Adicionalmente, foi observado no rim maior peroxidação lipídica, níveis de EROS, atividade da NADPH oxidase, níveis de nitrato/nitrito e conteúdo proteico de TNF-α. A prole proveniente de mães LPS tratadas com o EASMO ou com a WSMoL não apresentaram alteração da PAS, bem como da peroxidação lipídica, dos níveis EROs e da atividade da NADPH oxidase no rim em relação ao grupo Controle. Apenas o EASMO preveniu a elevação do TNF-α renal. Os presentes dados demonstram que ambos tratamentos previnem a programação intrauterina da hipertensão induzida pela endotoxemia materna em paralelo a efeitos antioxidantes renais. Além disso, é demonstrado que apesar do EASMO e da WSMoL apresentarem efeitos antioxidantes semelhantes, os dois produtos da Moringa oleifera também apresentam alguns mecanismos de ação distintos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60622
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Bioquímica e Fisiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jeoada Karollyne Silva.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons