Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60532

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO NETO, Ernani Rodrigues de-
dc.contributor.authorMELO, Marcos Alexandre Bezerra de-
dc.date.accessioned2025-02-24T11:37:24Z-
dc.date.available2025-02-24T11:37:24Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.identifier.citationMELO, Marcos Alexandre Bezerra de. Iguais, mas diferentes: medindo eficácia e equidade das escolas públicas brasileiras. 2024. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60532-
dc.description.abstractDe que forma podemos mensurar a eficácia e a equidade das escolas públicas brasileiras? A criação de avaliações em larga escala no país contribuiu para a mensuração da qualidade do ensino desde a etapa fundamental até o nível superior mas, apesar de índices oficiais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fornecerem importantes informações sobre a situação da Educação em escolas e municípios, é preciso avançar para além das médias e fazer um diagnóstico mais aprofundado dessas duas dimensões. Este estudo se propõe a estabelecer um critério objetivo de eficácia e equidade baseado no cálculo do efeito escola para todas as unidades de ensino do 9EF do país, presentes na base do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, através de regressão linear hieráquica e um índice de desigualdade de oportunidades não-paramétrico, proposto por Checchi e Peragine, aplicados às proficiências de Matemática do Saeb de maneira inédita. Muitos estudos se utilizam de dados agregados para o Brasil ou por estados e poucos tomam a escola como o centro da análise. Nosso critério amplia o leque de escolas que podem ser investigadas qualitativamente em busca de seus pontos fortes e é capaz de explicitar a eficácia e a desigualdade entre elas. Os resultados encontrados mostram grande disparidade entre escolas de uma mesma rede, com destaque para estados do Sul e Sudeste com os desempenhos mais desiguais em relação à raça/cor e para os estados do Nordeste com as menores desigualdades e maior percentual de escolas eficazes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectEficácia Escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdades de Oportunidades Educacionaispt_BR
dc.titleIguais, mas diferentes: medindo eficácia e equidade das escolas públicas brasileiraspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1413656441540635pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7185025416007213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxHow can we measure the effectiveness and equity of Brazilian public schools? The creation of large-scale assessments in the country contributed to measuring the quality of education from the elementary stage to higher education, but despite official indices such as the Basic Education Development Index (Ideb) providing important information on the state of education, in schools and municipalities, it is necessary to move beyond the averages and make a more in-depth diagnosis of these two dimensions. This study proposes to establish an objective criterion of effectiveness and equity based on the calculation of the school effect for all 9EF teaching units in the country, present in the database of the Basic Education Assessment System (Saeb) of 2019, through linear mixed models and a non-parametric index of inequality of opportunities, proposed by Checchi and Peragine, applied to Saeb Mathematics grades in an unprecedented way. Many studies use aggregated data for whole Brazil or by states and few take the school as the center of the analysis. Our criteria expands the range of schools that can be qualitatively investigated in search of their strengths and is capable of explaining the effectiveness and inequality between them. The results found show great disparity between schools in the same network, with emphasis on states in the South and Southeast with the most unequal performances in relation to race/color and states in the Northeast with the smallest inequalities and the highest percentage of effective schools.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcos Alexandre Bezerra de Melo.pdf8,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons