Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6051

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da eficiência dos algoritmos de verossimilhança e de atribuições genéticas em estudos de genética de populações e filogeografia de Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychodidae)
Autor(es): COSTA JUNIOR, César Raimundo Lima
Palavras-chave: Lutzomyia longipalpis; gene period; complexo de espécie críptica
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Raimundo Lima Costa Junior, César; de Queiroz Balbino, Valdir. Avaliação da eficiência dos algoritmos de verossimilhança e de atribuições genéticas em estudos de genética de populações e filogeografia de Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychodidae). 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Genética, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: Lutzomyia longipalpis, principal vetor da Leishmania infantum chagasi, apresenta um status taxonômico bastante controverso, sendo aventada a possibilidade que esta espécie represente, na verdade, um complexo de espécies crípticas. Diferenças genéticas entre as espécies irmãs podem implicar em diferenças nas suas respectivas capacidades vetoriais, a exemplo do que é observado no mosquito Anopheles gambie. Tornam-se então necessários, estudos que visem esclarecer o real status taxonômico desta espécie, aumentando o conhecimento acerca da capacidade vetorial deste organismo. Com a finalidade de refinar as inferências genéticas para as populações de Lutzomyia longipalpis baseados no fragmento de period, o presente estudo lançou mão de métodos probabilísticos e testes de atribuição foram utilizados (máxima verossimilhança e STRUCTURE) associados com as análises de variância molecular (AMOVA) e Fst. Este trabalho visou fornecer subsídios para ratificar a presença de espécies crípticas relacionadas às manchas dos tergitos abdominais dos machos de Lutzomyia longipalpis pertencentes à localidade de Sobral-CE, entretanto as demais populações de Lu. longipalpis não apresentou estruturação genética suficiente para que sejam atribuídas ao status de complexo de espécie
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6051
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Genética e Biologia Molecular

Arquivos associados a este item:
File Description SizeFormat 
arquivo3080_1.pdf1.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons