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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60506
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FONTANA, Marcele Elisa | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Júlio Gabriel Correia Gaspar de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T12:55:14Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T12:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Júlio Gabriel Correia Gaspar de. Desenvolvimento de um jogo sério para melhoria de processos industriais e comunicação no chão de fábrica (shop-floor). 2025. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Tecnologia e Geociências, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60506 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo sério como ferramenta para aprimorar a comunicação e os processos industriais no chão de fábrica de uma empresa do setor de limpeza industrial. O problema identificado envolvia falhas na transmissão de informações operacionais, resultando em imprecisões nos relatórios diários de obra e perdas financeiras. Para mitigar essa questão, foi implementado um sistema gamificado baseado no ciclo PDCA, incentivando os operadores a fornecerem dados corretos por meio de uma competição de desempenho. Elementos como pontuação, feedback contínuo e recompensas financeiras foram incorporados para aumentar o engajamento dos colaboradores. A análise dos resultados demonstrou uma melhoria significativa na precisão das informações registradas, reduzindo os prejuízos de 47,06% para 7,81% do faturamento. Além disso, observou-se um aumento na colaboração entre os participantes e maior adesão às diretrizes estabelecidas. Durante a implementação, ajustes foram realizados para otimizar a experiência, incluindo reforço na comunicação das regras e aprimoramento do sistema de pontuação. A experiência revelou que a solução pode ser replicada em outras empresas e adaptada para diferentes contextos industriais que demandem melhor comunicação e engajamento de equipes. O uso de ferramentas simples, como planilhas eletrônicas e grupos de WhatsApp, facilitou a implementação e tornou o modelo acessível e escalável. Este estudo reforça o potencial da gamificação como estratégia para otimização operacional, demonstrando sua viabilidade na melhoria contínua de processos e na gestão de informações no ambiente produtivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos sérios | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Processos industriais | pt_BR |
dc.subject | Comunicação no chão de fábrica | pt_BR |
dc.subject | Engajamento | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um jogo sério para melhoria de processos industriais e comunicação no chão de fábrica (shop-floor) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3130016839052852 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study presents the development of a serious game as a tool to enhance communication and industrial processes on the shop floor of an industrial cleaning company. The identified issue involved failures in the transmission of operational information, leading to inaccuracies in daily work reports and financial losses. To address this problem, a gamified system based on the PDCA cycle was implemented, encouraging operators to provide accurate data through a performance-based competition. Elements such as scoring, continuous feedback, and financial rewards were incorporated to increase employee engagement. The analysis of results showed a significant improvement in the accuracy of recorded information, reducing financial losses from 47.06% to 7.81% of revenue. Additionally, there was an increase in collaboration among participants and greater adherence to established guidelines. During implementation, adjustments were made to optimize the experience, including enhanced communication of rules and improvements to the scoring system. The experiment demonstrated that this solution can be replicated in other companies and adapted to different industrial contexts requiring improved communication and team engagement. The use of simple tools, such as spreadsheets and WhatsApp groups, facilitated implementation and made the model accessible and scalable. This study reinforces the potential of gamification as a strategy for operational optimization, proving its feasibility in the continuous improvement of processes and information management in production environments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO SÉRIO PARA MELHORIA DE PROCESSOS INDUSTRIAIS E COMUNICAÇÃO NO CHÃO DE FÁBRICA (SHOP-FLOOR).pdf | 686,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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