Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60452

Compartilhe esta página

Título: Principais efeitos pulmonares e cardiovasculares causados pelos agentes tóxicos do cigarro eletrônico em comparação ao cigarro convencional : uma revisão
Autor(es): CARVALHO, Breno Ítalo Valença de
Palavras-chave: Sistema Respiratorio; Sistema Cardiovascular; Cigarro Eletronico; Fumar Cigarros
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: CARVALHO, Breno Ítalo Valença de. Principais efeitos pulmonares e cardiovasculares causados pelos agentes tóxicos do cigarro eletrônico em comparação ao cigarro convencional: uma revisão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Farmácia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O cigarro é um dos principais fatores de risco para diversas doenças, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e pulmonares. Recentemente, o cigarro eletrônico tem sido proposto como uma alternativa mais segura ao cigarro convencional. No entanto, estudos apontam que o cigarro eletrônico também apresenta riscos para a saúde respiratória e cardiovascular, como o desenvolvimento de doenças pulmonares e o aumento da inflamação dos tecidos. Diante disso, uma revisão integrativa da literatura sobre o tema foi realizada, utilizando-se dos descritores gerados a partir da ferramenta “Descritores em Ciências da Saúde - DeCS”, que foram “Sistema Respiratório”, ”Sistema Cardiovascular”, “Fumar cigarros” e “Cigarro Eletrônico”, através das bases de dado Scielo e BVS. Os principais objetivos foram os de investigar os danos causados ao sistema respiratório e cardiovascular pelo uso do cigarro convencional e do cigarro eletrônico, comparando-os, também investigando a composição e o efeito tóxico dos principais componentes. O estudo realizado consegue revelar que embora o cigarro eletrônico também seja responsável por lesões pulmonares e cardiovasculares, o faz em menor grau que os cigarros convencionais. Grande parte de seus efeitos inflamatórios são similares ao uso do cigarro convencional, porém, seus efeitos demonstram-se não tão capazes de gerar a cronificação do quadro, como acontece ao uso do cigarro convencional. Em geral, embora fique claro que tanto os cigarros convencionais quanto os cigarros eletrônicos sejam danosos aos sistemas respiratórios e cardiovasculares de seus usuários, é necessária uma maior quantidade de estudos realizados a um longo prazo, principalmente no que tange ao sistema cardiovascular.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60452
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Breno Ítalo Valença de Carvalho.pdf754,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons