Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60446
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BOTLER, Alice Miriam Happ | - |
dc.contributor.author | BASÍLIO, Márcia Alves Tenório | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T13:38:09Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T13:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.citation | BASÍLIO, Márcia Alves Tenório. Implicações das políticas de educação especial na organização e cultura escolar de escolas públicas de Pernambuco. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60446 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as implicações das Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão na Organização e na Cultura das Escolas Públicas de Educação Básica de Pernambuco. Para fundamentar teórica e metodologicamente a nossa pesquisa, lançamos mão da Teoria da Atuação (Ball, Maguire e Braun, 2016), do Contexto da Prática (Ball e Bowe, 1992), da Cultura Organizacional (Shein, 2004; Botler, 2010), da Inclusão Escolar (Mantoan, 2003, 2006, 2015, 2017) e de outros autores que nos auxiliaram a compreender e interpretar o nosso objeto de pesquisa. Partimos do pressuposto de que as escolas são micro espaços que não apenas se ajustam às políticas educacionais, mas criam micro políticas já que atuam perante a elas a partir daquilo que a Teoria da Atuação descreve como contextos situados, culturas profissionais, contextos materiais e contextos externos. A partir destes elementos, os atores sociais das escolas interpretam e traduzem o que lhes é imposto e, por isso, esses processos podem variar de uma escola a outra, pois seus atores sociais, com suas condições objetivas e subjetivas, atuam a política de forma diferenciada. A abordagem da presente pesquisa foi qualitativa e para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de campo em duas escolas localizadas na Região Metropolitana do Recife, pertencentes à Rede Estadual de Ensino. Foram feitas observações livres e entrevistas semiestruturadas a Diretores, Educadores de Apoio, Professores das Salas Regulares, Professores Especialistas, Profissionais de Apoio, Intérprete de Libras, Estudantes incluídos e suas Mães. A análise de dados foi inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2011), mais especificamente, a análise temática. Os resultados apontaram que a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial faz parte da organização das escolas de Educação Básica em Pernambuco e não se pode perder de vista os avanços já consolidados neste sentido. Quando há a presença desses estudantes, já existe a preocupação de estabelecer os encaminhamentos necessários a partir do que é proposto pela política. Porém, ela ainda se caracteriza como valor superficial, como um artefato apenas visível, mas não introjetado, ou seja, é uma subcultura atinente mais aos profissionais específicos, pois suas demandas nem sempre são atendidas em tempo hábil, o que foi indentificado nesta pesquisa. Por isso, para que a Inclusão Escolar desses estudantes se torne plena, faz-se necessário que essas arestas sejam aparadas e que as ações necessárias relativas a eles se naturalizem dentro das instituições de ensino, tornando-se parte da cultura escolar, em termos de pressupostos fundamentais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Atuação | pt_BR |
dc.subject | Contexto da Prática | pt_BR |
dc.subject | Organização e Cultura Escolar | pt_BR |
dc.title | Implicações das políticas de educação especial na organização e cultura escolar de escolas públicas de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0189865669839363 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9284144427264959 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this research was to analyze the implications of Special Education Policies from the Perspective of Inclusion in the Organization and Culture of Public Basic Education Schools in Pernambuco. To theoretically and methodologically support our research, we used Acting Theory (Ball, Maguire and Braun, 2016), the Context of Practice (Ball and Bowe, 1992), Organizational Culture (Shein, 2004; Botler, 2010), of School Inclusion (Mantoan, 2003, 2006, 2015, 2017) and other authors who helped us understand and interpret our research object. We start from the assumption that schools are micro spaces that not only adjust to educational policies, but create micro policies as they act towards them based on what Actuation Theory describes as situated contexts, professional cultures, material contexts and external contexts. Based on these elements, social actors in schools interpret and translate what is imposed on them and, therefore, these processes can vary from one school to another, as their social actors, with their objective and subjective conditions, act on policy in a differentiated. The approach of this research was qualitative and to achieve the proposed objective, field research was carried out in two schools located in the Metropolitan Region of Recife, belonging to the State Education Network. Free observations were made and semi-structured interviews were carried out with Directors, Support Educators, Regular Classroom Teachers, Specialist Teachers, Support Professionals, Libras Interpreters, included Students and their Mothers. Data analysis was inspired by Bardin's Content Analysis (2011), more specifically, thematic analysis. The results showed that the inclusion of target students in Special Education is part of the organization of Basic Education schools in Pernambuco and one cannot lose sight of the advances already consolidated in this regard. When these students are present, there is already a concern about establishing the necessary procedures based on what is proposed by the policy. However, it is still characterized as a superficial value, as an artifact that is only visible, but not introjected, that is, it is a subculture related more to specific professionals, as their demands are not always met in a timely manner, which was identified in this research. Therefore, for the School Inclusion of these students to become full, it is necessary that these rough edges are trimmed and that the necessary actions relating to them become naturalized within educational institutions, becoming part of the school culture, in terms of fundamental assumptions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Márcia Alves Tenório Basílio.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons