Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60411

Comparte esta pagina

Título : Estudo teórico do tratamento de efluentes de indústria de bebidas visando reuso da água no sistema de utilidades
Autor : ROSARIO, Mariana do Egito
Palabras clave : Efluentes; Filtração direta; Indústria de refrigerantes; Oxidação com cloro; Reuso
Fecha de publicación : 24-abr-2023
Citación : ROSARIO, Mariana do Egito. Estudo teórico do tratamento de efluentes de indústria de bebidas visando reuso da água no sistema de utilidades. 2024. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A crescente demanda de água e futura escassez deste recurso vem preocupando os setores industriais. Como consequência, o tratamento do efluente gerado e posterior reuso dentro das próprias indústrias torna-se uma prática cada vez mais procurada por estes setores. O presente trabalho de estudo teórico foi realizado com o objetivo de avaliar quais as tecnologias trazem maior eficiência no tratamento de efluentes de uma indústria de bebidas, visando o posterior reuso desta água dentro do processo de utilidades da indústria. Para isso, avaliou-se o resultado de dois estudos realizados em indústrias de refrigerantes, onde o tratamento terciário diferiu, sendo realizados estudos para utilização da filtração direta com utilização de filtros bag e filtro areia, coagulação e floculação, oxidação com cloro e tratamento com resina de troca iônica. Os parâmetros utilizados para avaliação dos tratamentos estudados foram: alcalinidade ao bicarbonato, cálcio, cloretos, DBO, DQO, dureza, ferro, magnésio, manganês, SDT, SST, turbidez e cobre. Os resultados obtidos demonstram uma maior eficiência na filtração direta com uso do filtro areia, sendo ele o mais indicado para remoção dos parâmetros que tornam a água de reuso imprópria para uso. O processo de coagulação e floculação apresentou melhores resultados com a utilização do policloreto de alumínio (PAC) e sulfeto de alumínio. Na etapa final do tratamento, foi visto que a oxidação com cloro apresentou maior eficiência, se comparada a troca iônica via resina. Porém, os potenciais de formação de subprodutos devem ser avaliados para que não haja um efeito reverso de contaminação no sistema da unidade e no corpo receptor.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60411
Aparece en las colecciones: TCC - Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC-MARIANA DO EGITO ROSÁRIO 2025 (1).pdf3,11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons