Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60383
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTILHO, Claudio Jorge Moura de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jesse James | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T17:37:05Z | - |
dc.date.available | 2025-02-12T17:37:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jesse James. Impactos ambientais da especulação imobiliária nas populações ribeirinhas do rio Capibaribe: uma análise educacional sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60383 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa os impactos ambientais da especulação imobiliária sobre as populações ribeirinhas do Rio Capibaribe, com enfoque na dimensão educacional, à luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa parte da problemática das políticas urbanísticas que impulsionam a especulação imobiliária, resultando no deslocamento forçado e na marginalização dessas comunidades. O objetivo principal é examinar como essas dinâmicas afetam os direitos socioambientais e educacionais dos ribeirinhos, propondo estratégias pedagógicas que promovam uma educação inclusiva e sustentável. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com moradores da comunidade dos Coelhos. Os resultados evidenciam que a especulação imobiliária intensifica a desigualdade socioespacial, impacta negativamente o acesso à educação e contribui para a precarização dos territórios ribeirinhos. Conclui-se que a integração de propostas educacionais contextualizadas e a revisão de políticas urbanas podem mitigar esses efeitos, fortalecendo o direito à cidade e a equidade no acesso à educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Especulação imobiliária | pt_BR |
dc.subject | Populações ribeirinhas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Políticas urbanas | pt_BR |
dc.title | Impactos ambientais da especulação imobiliária nas populações ribeirinhas do rio Capibaribe : uma análise educacional sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5492784755667290 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0107090882082784 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the environmental impacts of real estate speculation on the riverside populations of the Capibaribe River, focusing on the educational dimension under the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The research addresses the problem of urban policies driving real estate speculation, leading to the forced displacement and marginalization of these communities. The main objective is to examine how these dynamics affect the socio-environmental and educational rights of riverside residents, proposing pedagogical strategies to promote inclusive and sustainable education. The methodology includes a literature review, documentary analysis, and semi-structured interviews with residents of the Coelhos community. The results show that real estate speculation exacerbates socio-spatial inequality, negatively impacts access to education, and contributes to the precarization of riverside territories. It is concluded that integrating contextualized educational proposals and revising urban policies can mitigate these effects, strengthening the right to the city and equity in education access. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 000900048720431x | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Jesse_James_Silva..pdf | 700,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons