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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60373
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Título: | Língua(gem), construção de identidades periféricas e o ensino de português: um estudo das estratégias de textualização no gênero textual SLAM |
Autor(es): | AZEVEDO, Jéssica Helen Silva de |
Palavras-chave: | Letramentos de Reexistência; Identidades Periféricas; Gênero Slam |
Data do documento: | 5-Out-2023 |
Citação: | Azevedo, Jéssica Helen Silva de. Língua(gem), construção de identidades periféricas e o ensino de português: estudo das estratégias de textualização no gênero textual SLAM. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta monografia investigou a relação entre língua, construção de identidades periféricas e o ensino de português, focando especificamente no gênero textual slam (poetry slam). O objetivo geral foi compreender a construção linguística de identidades periféricas no gênero slam por meio da análise das estratégias de textualização utilizadas pelos poetas. Em termos de fundamentação teórica nos baseamos em estudos como os de Souza (2009), Barton e Hamilton (2000), Marcuschi (2008), Rojo (2009), Soares (1998), Koch (2005), Silva (2014), Hall (2006), Ferreira e Ferreira (2011) e Moita Lopes (2022). Utilizando uma abordagem qualitativa documental, foram selecionados dois vídeos de poesia slam como corpus de análise. A análise textual se baseou nas estratégias de processamento do texto falado propostas por Koch (2005). Os resultados da análise revelaram que os artistas slammers empregam estratégias de processamento textual de maneira estratégica e recorrente em suas produções. Além disso, evidenciam a natureza do slam como um letramento de reexistência, no qual as práticas linguísticas permitem que os slammers desempenhem novos papéis nas práticas sociais de suas comunidades, contribuindo para a reconstrução de representações da população periférica. A análise também evidenciou a conexão entre língua e identidade, destacando como os slammers denunciam questões sociais relacionadas à identidade e à diferença, especialmente no contexto da população negra e periférica. Observou-se que os slammers desafiam discursos dominantes através da poesia e utilizam a língua como uma estratégia para reformular as suas representações de si. Este estudo ressalta a importância do letramento por meio do slam e do acesso a essa forma de expressão por grupos marginalizados. Em última análise, este trabalho aponta para o potencial do slam como uma ferramenta enriquecedora para o ensino de língua portuguesa e como uma forma de engrandecer sujeitos periféricos que têm contato com sua poética. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60373 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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