Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60367

Compartilhe esta página

Título: Acurácia da fabricação digital da prótese parcial removível : um estudo in vitro sobre o grau de adaptação de apoios e conector maior.
Autor(es): ALMEIDA, Marina Andrade Lima
Palavras-chave: Prótese Parcial Removível; Tecnologia Digital; Impressão Tridimensional
Data do documento: 1-Out-2025
Citação: ALMEIDA, Marina Andrade Lima. Acurácia da fabricação digital da prótese parcial removível: um estudo in vitro sobre o grau de adaptação de apoios e conector maior. 2025. 54 p. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a acurácia da fabricação digital da prótese parcial removível (PPR) através de um estudo in vitro sobre o grau de adaptação de apoios e do conector maior. Foi simulado um caso clínico parcialmente edêntulo de Classe I de Kennedy em manequim odontológico com dentes remanescentes de 14 a 24. Os grupos experimentais foram: ANA (n=3) que compreende a moldagem de trabalho convencional com hidrocolóide irreversível e a estrutura fabricada pela técnica da cera perdida e ANA-DIG (n=3) em que a moldagem de trabalho foi feita de forma convencional com hidrocolóide irreversível, foi realizado o escaneamento extraoral do modelo em gesso e a estrutura foi fabricada pela técnica da prototipagem rápida indireta seguida pela fundição propriamente dita. As estruturas metálicas foram confeccionadas em Liga de Co-Cr. O grau de adaptação dos apoios e conector maior consistiu na moldagem do apoio com silicone de condensação de consistência leve, assim foi realizada a medição desta película em silicone. A análise estatística dos resultados foi realizada com nível de significância de 5%, através dos testes ANOVA 2 fatores para o grau de adaptação de apoios e ANOVA 1 fator para adaptação do conector maior. Nenhum molde de silicone apresentou rupturas para apoios, apresentando desadaptação. Não houve diferença estatística significativa para os fatores em estudo, para apoios em relação ao tipo de elemento dental (p=0,096) e técnica de fabricação (p=0,357). Como também, para o conector maior quanto à técnica de fabricação (p=0,261). Com isso, concluiu-se que a técnica de fabricação digital para estruturas de prótese parcial removível, em relação ao grau de adaptação dos apoios e conector maior, é semelhante à técnica convencional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60367
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARINA ALMEIDA.PDF
  Item embargado até 2026-02-12
10,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons