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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60223
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Título: | Atuação do enfermeiro na educação permanente no âmbito da atenção primária à saúde: revisão integrativa de literatura |
Autor(es): | BUARQUE, Jessica Maria da Silva |
Palavras-chave: | Educação Permanente; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem; Revisão Integrativa |
Data do documento: | 21-Jan-2025 |
Citação: | BUARQUE, Jessica Maria da Silva. Atuação do enfermeiro na educação permanente no âmbito da atenção primária à saúde: revisão integrativa de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | INTRODUÇÃO: A inserção do enfermeiro na Atenção Básica veio acompanhada de um contexto histórico marcado pela necessidade de ampliar o acesso da população aos cuidados de saúde primários. Portanto, o enfermeiro nesse contexto assumiu um papel crucial, que foi além do aspecto assistencial, englobando também a capacidade de liderança, coordenação de equipes e articulação com outros profissionais de saúde. Tendo isso em vista, tornou-se necessário o debate acerca do papel do enfermeiro na Educação Permanente em Saúde para a formação contínua dos profissionais, visto sua importância para reconhecer o potencial das melhores práticas e aprimorar o processo de formação dos profissionais que atuam na área da saúde. OBJETIVO: Investigar a atuação do enfermeiro na educação permanente no âmbito da Atenção Primária à Saúde. METODOLOGIA: Tratou-se de uma Revisão Integrativa, que consistiu em um processo de produção estruturado em 6 etapas. O levantamento de produções científicas acerca do tema foi realizado através da busca nas bases e bancos de dados da Pubmed/MEDLINE, Scopus, LILACS, Scielo e BVS, concentrando-se apenas em artigos científicos nacionais e internacionais publicados em português, inglês e espanhol no período entre 2019 e 2024. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. RESULTADOS: Os resultados foram divididos em 4 categorias: educação permanente como ferramenta transformadora; organização e gestão no processo de trabalho articulado a educação permanente em saúde; utilização de tecnologias na educação permanente e os Desafios e lacunas na implementação da educação permanente em saúde. A análise dos estudos evidenciou que a educação permanente em saúde é uma ferramenta transformadora na atenção primária à saúde, que promove a integração entre ensino e serviço e fortalece as práticas de cuidado e gestão. No entanto, desafios estruturais, como sobrecarga de trabalho e falta de recursos, limitam sua efetividade. Os enfermeiros se destacam como protagonistas na coordenação de equipes e planejamento, apesar de enfrentarem barreiras administrativas e centralização da gestão. Tecnologias como telessaúde e mídias digitais ampliam as ações educativas, mas a infraestrutura limitada e a necessidade de capacitação ainda são obstáculos. DISCUSSÃO: A discussão abordou a relevância da formação contínua e da integração entre ensino e prática, ressaltando que a atuação do enfermeiro na educação permanente em saúde é essencial para a melhoria da qualidade do cuidado. Os achados sugeriram que a valorização do papel do enfermeiro como educador e facilitador de processos de aprendizagem é fundamental para enfrentar os desafios da atenção primária. A falta de educação permanente foi identificada como uma lacuna crítica que compromete a eficácia das ações de saúde. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a implementação de estratégias de educação permanente é essencial para fortalecer a atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde, promovendo melhorias significativas na qualidade do cuidado prestado à população. O enfermeiro, ao assumir um papel ativo na educação permanente em saúde, não apenas contribui para sua própria formação, mas também para o desenvolvimento de sua equipe e para a efetividade das práticas de saúde. Recomenda-se a continuidade de pesquisas nessa área para aprofundar a compreensão sobre as práticas de educação permanente e suas implicações na atuação do enfermeiro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60223 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Enfermagem |
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