Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60221

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Andrea Tereza Brito-
dc.contributor.authorLisboa, Denilson Luiz da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-03T18:43:04Z-
dc.date.available2025-02-03T18:43:04Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-01-01-
dc.identifier.citationLISBOA, Denilson Luiz da Silva. Caminhos de Aprendizagem: a trajetória de vida de um educando negro no ciclo de alfabetização em uma escola municipal de Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60221-
dc.description.abstractEste estudo almejou compreender como aspectos das trajetórias de vida influenciam no processo de alfabetização e letramento de crianças negras do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública da Rede Municipal de Recife. A metodologia utilizada abarcou observações realizadas ao longo do ano letivo de 2023, registradas em diário de campo, e com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os dados analisados e, posteriormente, produzidos, partem da concepção biográfica-narrativa (Bolivar Botía, 2002). O referencial teórico foi fundamentado em autores como Magda Soares (2023), Priscila Santos (2006) e Nilma Lino Gomes (2018). Os resultados indicaram que, embora o educando compartilhasse o mesmo contexto social com seus pares, sua narrativa cotidiana se revelou única, refletindo formas singulares de se relacionar com suas subjetividades e corporeidades no ambiente escolar. O alinhamento dos esforços familiares e escolares contribuíram para a superação das dificuldades do educando durante o processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Portanto, a implementação de metodologias transdisciplinares nas práticas pedagógicas é essencial para o desenvolvimento de um ambiente emancipatório e transformador.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrajetórias de Vidapt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentopt_BR
dc.subjectEducação Para as Relações Étnico-raciaispt_BR
dc.titleCaminhos de aprendizagens: a trajetória de vida de um educando negro no ciclo de alfabetização em uma escola municipal de recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8544059676884808pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-9698-4678pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Denilson Luiz da Silva Lisboa.pdf11,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons