Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60221
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Andrea Tereza Brito | - |
dc.contributor.author | Lisboa, Denilson Luiz da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T18:43:04Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T18:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-01 | - |
dc.identifier.citation | LISBOA, Denilson Luiz da Silva. Caminhos de Aprendizagem: a trajetória de vida de um educando negro no ciclo de alfabetização em uma escola municipal de Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60221 | - |
dc.description.abstract | Este estudo almejou compreender como aspectos das trajetórias de vida influenciam no processo de alfabetização e letramento de crianças negras do 3º ano do Ensino Fundamental I em uma escola pública da Rede Municipal de Recife. A metodologia utilizada abarcou observações realizadas ao longo do ano letivo de 2023, registradas em diário de campo, e com a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os dados analisados e, posteriormente, produzidos, partem da concepção biográfica-narrativa (Bolivar Botía, 2002). O referencial teórico foi fundamentado em autores como Magda Soares (2023), Priscila Santos (2006) e Nilma Lino Gomes (2018). Os resultados indicaram que, embora o educando compartilhasse o mesmo contexto social com seus pares, sua narrativa cotidiana se revelou única, refletindo formas singulares de se relacionar com suas subjetividades e corporeidades no ambiente escolar. O alinhamento dos esforços familiares e escolares contribuíram para a superação das dificuldades do educando durante o processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Portanto, a implementação de metodologias transdisciplinares nas práticas pedagógicas é essencial para o desenvolvimento de um ambiente emancipatório e transformador. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trajetórias de Vida | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação Para as Relações Étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | Caminhos de aprendizagens: a trajetória de vida de um educando negro no ciclo de alfabetização em uma escola municipal de recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/8544059676884808 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2247700805465174 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-9698-4678 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Denilson Luiz da Silva Lisboa.pdf | 11,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons