Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60190
Compartilhe esta página
Título: | Júri simulado : uma abordagem investigativa para o ensino da evolução humana no ensino médio |
Autor(es): | BARBOSA, Flávio Beserra |
Palavras-chave: | Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Evolução humana |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARBOSA, Flávio Beserra. Júri simulado: uma abordagem investigativa para o ensino da evolução humana no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa apresenta um manual para realização de um júri simulado para o ensino da evolução humana para turmas de ensino médio. A proposta surgiu pelo fato de alguns tópicos, entre o vasto conteúdo de Biologia, suscitarem debates e controvérsias, a exemplo do surgimento da espécie humana. De um lado, a Teoria da Evolução formulada por Charles Darwin com embasamento científico, de outro, o Criacionismo baseado em concepções religiosas judaico-cristã e outras teorias consideradas pseudocientíficas ainda pontuam discussões e geram dúvidas entre os estudantes. Para o trabalho pedagógico envolvendo temas complexos, as metodologias ativas se destacam como opções para promoção de aulas com dinâmicas inovadoras, onde o educando está no centro do processo de ensino e aprendizagem, sendo o protagonista da construção do seu conhecimento. Nesse sentido, o estudo apresenta como produto educativo, um manual para realização de júri simulado como uma estratégia metodológica de promoção de metodologia ativa, mais especificamente para o ensino sobre evolução humana em aula de Biologia no ensino médio. Também tem como objetivos específicos, a realização de uma revisão bibliográfica sobre o júri simulado, enquanto estratégia metodológica no processo ensino-aprendizagem em Biologia, discorrer sobre a importância de metodologias ativas na educação e evidenciar a sequência didática investigativa como ferramenta para nortear práticas de metodologias ativas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratória, do tipo revisão bibliográfica. Os resultados indicam que para atingir todos os objetivos propostos para o ensino de um conteúdo a partir de metodologia ativa, o professor deve elaborar uma sequência didática e mediar a execução do trabalho pedagógico de maneira que os principais tópicos referentes ao assunto sejam contemplados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60190 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flávio Beserra Barbosa.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons