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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60190

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Título: Júri simulado : uma abordagem investigativa para o ensino da evolução humana no ensino médio
Autor(es): BARBOSA, Flávio Beserra
Palavras-chave: Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino; Evolução humana
Data do documento: 29-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Flávio Beserra. Júri simulado: uma abordagem investigativa para o ensino da evolução humana no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Esta pesquisa apresenta um manual para realização de um júri simulado para o ensino da evolução humana para turmas de ensino médio. A proposta surgiu pelo fato de alguns tópicos, entre o vasto conteúdo de Biologia, suscitarem debates e controvérsias, a exemplo do surgimento da espécie humana. De um lado, a Teoria da Evolução formulada por Charles Darwin com embasamento científico, de outro, o Criacionismo baseado em concepções religiosas judaico-cristã e outras teorias consideradas pseudocientíficas ainda pontuam discussões e geram dúvidas entre os estudantes. Para o trabalho pedagógico envolvendo temas complexos, as metodologias ativas se destacam como opções para promoção de aulas com dinâmicas inovadoras, onde o educando está no centro do processo de ensino e aprendizagem, sendo o protagonista da construção do seu conhecimento. Nesse sentido, o estudo apresenta como produto educativo, um manual para realização de júri simulado como uma estratégia metodológica de promoção de metodologia ativa, mais especificamente para o ensino sobre evolução humana em aula de Biologia no ensino médio. Também tem como objetivos específicos, a realização de uma revisão bibliográfica sobre o júri simulado, enquanto estratégia metodológica no processo ensino-aprendizagem em Biologia, discorrer sobre a importância de metodologias ativas na educação e evidenciar a sequência didática investigativa como ferramenta para nortear práticas de metodologias ativas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratória, do tipo revisão bibliográfica. Os resultados indicam que para atingir todos os objetivos propostos para o ensino de um conteúdo a partir de metodologia ativa, o professor deve elaborar uma sequência didática e mediar a execução do trabalho pedagógico de maneira que os principais tópicos referentes ao assunto sejam contemplados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60190
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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