Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60187

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVILELA, Márcio Ananias Ferreira-
dc.contributor.authorSOUZA, Jacineide Ramos de-
dc.date.accessioned2025-02-03T11:53:59Z-
dc.date.available2025-02-03T11:53:59Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Jacineide Ramos de. As rodas de história na Educação Infantil: um olhar reflexivo para a mediação docente com livros de imagens. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60187-
dc.description.abstractNeste estudo, buscamos analisar as concepções de professoras sobre a leitura com livros de imagem na Educação Infantil, procurando especificamente identificar os saberes docentes (seleção das obras, planejamento, mediação) a respeito dos usos desse tipo de livro de literatura nos grupos III, IV e V da Educação Infantil, bem como discutir possibilidades metodológicas para apoiar o trabalho pedagógico com a leitura de tais obras nesses grupos. De natureza qualitativa, o presente estudo envolveu a aplicação de questionário em formato on-line. O referido instrumento foi subdividido em seções temáticas que deram subsídios para a geração de dados. A análise e a discussão dos resultados gerados pelo questionário sinalizaram que as professoras reconhecem, de forma unânime, a relevância dos livros de imagem para a formação leitora das crianças. Todavia, apresentam dificuldades para mediar a leitura desses livros, conhecendo pouco as suas características e, em sua maioria, associando a sua leitura a algo mais assistemático. Evidenciamos também a necessidade de expandir a oferta de livros de imagem às escolas, com vistas a garantir a renovação e a diversidade do acervo para as crianças e as professoras. Além disso, durante o estudo, as docentes destacaram a necessidade de ampliar os processos formativos que abordem especificamente a leitura com livros de imagem. A partir desses resultados, o estudo resultou na proposta de desenvolvimento de um caderno pedagógico, com foco na mediação de leitura com livros de imagem. Esse recurso tem o objetivo de fornecer às educadoras estratégias práticas que enriqueçam as experiências de leitura com as crianças. Buscamos colaborar, tanto no campo teórico quanto no prático, sublinhando a importância da leitura mediada dos livros de imagem e do seu potencial na formação leitora das crianças. Esperamos, assim, que a pesquisa incentive a apreciação das várias linguagens infantis, focando particularmente na utilização dos livros de imagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLivros de imagempt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.titleAs rodas de história na Educação Infantil : um olhar reflexivo para a mediação docente com livros de imagenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Bárbhara Elyzabeth Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4633600323095051pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2400958796116224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxIn this study, we aim to analyze teachers' conceptions regarding reading with picture books in Early Childhood Education, specifically seeking to identify the teaching knowledge (selection of books, planning, mediation) related to the use of this type of literature book in groups III, IV, and V of Early Childhood Education, as well as to discuss methodological possibilities to support pedagogical work with the reading of such books in these groups. Of a qualitative nature, this study involved the application of an online questionnaire. The instrument was subdivided into thematic sections that provided the basis for data generation. The analysis and discussion of the results generated by the questionnaire indicated that the teachers unanimously recognize the relevance of picture books for children's reading development. However, they express difficulties in mediating the reading of these books, with limited knowledge of their characteristics, and most of them associate the reading of such books with something less systematic. We also highlight the need to expand the availability of picture books in schools, aiming to ensure the renewal and diversity of the collection for both children and teachers. Furthermore, during the study, the teachers emphasized the need to broaden training processes that specifically address reading with picture books. Based on these results, the study led to the proposal of developing a pedagogical guide, focusing on reading mediation with picture books. This resource aims to provide educators with practical strategies to enrich children's reading experiences. We seek to contribute both theoretically and practically, emphasizing the importance of mediated reading of picture books and its potential in children's reading development. Thus, we hope that this research will encourage the appreciation of various children's languages, particularly focusing on the use of picture books.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8850954490378602pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jacineide Ramos de Souza.pdf9,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons