Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184
Share on
Title: | Educação de jovens e adultos: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres |
Authors: | SANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos (EJA); Gênero; Desafios; Estado da arte |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Citation: | SANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres. 2024. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2025. |
Abstract: | O objetivo deste artigo é investigar os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a forma como esses desafios têm sido abordados na literatura acadêmica. Foi realizada uma revisão da literatura existente, incluindo artigos, monografias, dissertações e teses, no período de 2018 a 2023, na perspectiva também de contribuir com a produção de um estado da arte em relação à EJA e às questões de gênero. A análise, realizada através da análise temática de conteúdo, focou em identificar padrões comuns, lacunas e abordagens adotadas para enfrentar os desafios próprios desse objeto de estudo. A revisão revelou uma série de novos desafios com a ampliação de uma melhor compreensão das identidades de gênero. Como, por exemplo, o apagamento das identidades de gênero (com ênfase nas mulheres trans). Além disso, a revisão revelou que as abordagens teóricas e metodológicas existentes muitas vezes não consideram adequadamente a complexidade das experiências das mulheres na EJA. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Wanessa Vitoriana da Silva Santos (3) (1) (1).pdf | 517,08 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License