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Título : A relação entre a intervenção sensório-cognitivo-motora e a saúde mental, cognição, achados cardiometabólicos, antropométricos e coordenação motora em crianças com sobrepeso/obesidade de escolas públicas no município da Vitória de Santo Antão-PE
Autor : SILVA, Karollainy Gomes da
Palabras clave : Estado nutricional; Obesidade infantil; Habilidade motora
Fecha de publicación : 28-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Karollainy Gomes da. A relação entre a intervenção sensório-cognitivo-motora e a saúde mental, cognição, achados cardiometabólicos, antropométricos e coordenação motora em crianças com sobrepeso/obesidade de escolas públicas no município da Vitória de Santo Antão-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A manifestação da desnutrição juntamente com o sobrepeso e obesidade é determinado como uma dupla carga de desnutrição. Nas últimas décadas, tem ocorrido um declínio gradual da desnutrição acompanhado pelo aumento da prevalência do excesso de peso. O aumento do risco do desenvolvimento do sobrepeso e obesidade infantil possui relação com fatores ambientais, genéticos e socioeconômicos. Além de comprometimentos cognitivos e motores, crianças com sobrepeso e obesidade possuem uma tendência ao desenvolvimento de altas taxas de doenças mentais. Os exergames promovem uma combinação de estímulos visuais, auditivos, motores e atencionais, fornecendo impactos benéficos a variáveis físicas, cognitivas e psicossociais. Dessa forma, objetiva-se investigar o efeito dos exergames sobre aspectos cognitivos, motores e achados cardiometabólicos em crianças com diferentes estados nutricionais. Trata-se de um estudo longitudinal prospectivo experimental, realizado com 48 crianças apresentando idade média de 6,95 (±1,52) anos designadas de acordo com seu estado nutricional para os grupos de intervenção ou controle. Os participantes da intervenção realizaram um protocolo de jogos de 40 minutos, duas vezes por semana durante oito semanas. Os desfechos analisados foram dados antropométricos, cardiometabólicos (perfil lipídico e glicêmico), cognitivos (desempenho acadêmico, estado emocional e alterações sugestivas da cognição) e motores (coordenação motora grossa). Em torno de 52% dos participantes eram do sexo masculino e 60% da amostra foram considerados pardos. A amostra foi composta por 41,66% de crianças eutróficas, 37,49% com sobrepeso e obesidade e 20,82% com magreza. Após a estimulação foi observado uma redução do percentual de gordura para os grupos intervenção. Além do mais, foi observado melhorias a respeito do desempenho acadêmico e coordenação motora grossa. Referente aos dados cardiometabólicos, os grupos intervenção apresentaram uma redução em relação ao perfil glicêmico e pressão arterial. Dessa forma, as observações do presente estudo demonstram que a estimulação sensória-cognitiva-motora baseada no uso dos exergames parece ter efeitos positivos sobre os componentes antropométricos, além de contribuir para um melhor rendimento acadêmico, cognitivo e motor.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60134
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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