Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60124
Compartilhe esta página
Título: | Os desafios da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental com o uso da tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão escolar |
Autor(es): | ANDRADE, Fabiany Constancia de Souza |
Palavras-chave: | Tecnologia assistiva; Educação; Inclusão escolar; Pessoa com deficiência |
Data do documento: | 8-Out-2024 |
Citação: | ANDRADE, Fabiany C. de Souza. Os desafios da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental com o uso da tecnologia assistiva como ferramenta no processo de inclusão escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por docentes da educação infantil e do ensino fundamental dos anos iniciais na introdução da Tecnologia Assistiva (TA) como ferramenta no processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade do Recife - PE, e foram feitas observações nas Salas de Recursos Multimídia (SRM) e nas salas de aulas regulares, bem como entrevistas com docentes, gestores e professores especialistas. Percebemos que não há comunicação efetiva entre as profissionais do AEE e os docentes da sala de aula regular para que o uso da TA ultrapasse as paredes da SRM e seja inserido no dia a dia dos estudantes com deficiência, principalmente por falta de conhecimento dos docentes a respeito das TAs disponíveis, que em sua maioria relata não ter recebido formação específica, além de enfrentarem dificuldades para que a inclusão ocorra, seja do ponto de vista de falta de recursos, de apoio especializado e de tempo para o planejamento individualizado. A gestão escolar propicia um ambiente inclusivo, dando autonomia à equipe e promovendo encontros entre o AEE e os docentes, além de mobilizar recursos para a aquisição de novas TAs. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60124 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fabiany Constancia de Souza Andrade.pdf | 468,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons