Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60122
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Mariana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T20:20:24Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T20:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mariana da Silva. Análise do espaço da ortografia no livro didático do Ensino Médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60122 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisou a abordagem da norma ortográfica em duas obras didáticas do Ensino Médio. Essa investigação foi motivada pela observação das produções escritas de estudantes oriundos de escolas públicas e particulares, que apresentaram um desempenho crítico no tocante ao atendimento da norma ortográfica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental de dois materiais didáticos, a saber, um trabalhado numa escola pública de Recife/PE, e outro trabalhado em escolas particulares de todo Brasil. Tendo em vista o protagonismo do Livro Didático (LD) nas aulas de Língua Portuguesa, constituindo um suporte ao planejamento e à prática pedagógica, foi analisado se eles contemplam o ensino sistemático da norma, como são abordados os conceitos de Fonética e Fonologia, imprescindíveis para a aprendizagem da ortografia, e, por fim, se os exercícios propostos levam o estudante à reflexão a fim de construir uma aprendizagem significativa da norma ortográfica. Ademais, foi analisada também a abordagem da variação linguística, intrinsecamente ligada aos conceitos da Fonética e da Fonologia. Concluímos que nenhuma das obras levam em consideração um aluno do Ensino Médio (EM) que não domina as convenções ortográficas e ambas abordam a variação linguística de modo superficial. | pt_BR |
dc.format.extent | 29p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ortografia | pt_BR |
dc.subject | livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Fonética e Fonologia | pt_BR |
dc.subject | ensino reflexivo | pt_BR |
dc.title | Análise do espaço da ortografia no livro didático do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5954183744991562 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzed the approach to orthographic standards in two high school textbooks. This investigation was motivated by the observation of written productions of students from public and private schools, who presented critical performance regarding compliance with orthographic standards. The research was carried out through documentary analysis of two teaching materials, namely, one used in a public school in Recife/PE, and the other used in private schools throughout Brazil. Considering the leading role of textbooks in Portuguese language classes, constituting a support for planning and pedagogical practice, it was analyzed whether they contemplate the systematic teaching of the standard, how the concepts of phonetics and phonology are addressed, which are essential for learning orthography, and, finally, whether the proposed exercises lead the student to reflect in order to construct a meaningful learning of the orthographic standard. Furthermore, the approach to linguistic variation, intrinsically linked to the concepts of Phonetics and Phonology, was also analyzed. We conclude that neither of the works takes into account a high school student who does not master spelling conventions and both approach linguistic variation superficially. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIANA DA SILVA OLIVEIRA.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons