Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60122

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mariana da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-29T20:20:24Z-
dc.date.available2025-01-29T20:20:24Z-
dc.date.issued2024-10-24-
dc.date.submitted2025-01-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariana da Silva. Análise do espaço da ortografia no livro didático do Ensino Médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60122-
dc.description.abstractO presente trabalho analisou a abordagem da norma ortográfica em duas obras didáticas do Ensino Médio. Essa investigação foi motivada pela observação das produções escritas de estudantes oriundos de escolas públicas e particulares, que apresentaram um desempenho crítico no tocante ao atendimento da norma ortográfica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental de dois materiais didáticos, a saber, um trabalhado numa escola pública de Recife/PE, e outro trabalhado em escolas particulares de todo Brasil. Tendo em vista o protagonismo do Livro Didático (LD) nas aulas de Língua Portuguesa, constituindo um suporte ao planejamento e à prática pedagógica, foi analisado se eles contemplam o ensino sistemático da norma, como são abordados os conceitos de Fonética e Fonologia, imprescindíveis para a aprendizagem da ortografia, e, por fim, se os exercícios propostos levam o estudante à reflexão a fim de construir uma aprendizagem significativa da norma ortográfica. Ademais, foi analisada também a abordagem da variação linguística, intrinsecamente ligada aos conceitos da Fonética e da Fonologia. Concluímos que nenhuma das obras levam em consideração um aluno do Ensino Médio (EM) que não domina as convenções ortográficas e ambas abordam a variação linguística de modo superficial.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectortografiapt_BR
dc.subjectlivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectFonética e Fonologiapt_BR
dc.subjectensino reflexivopt_BR
dc.titleAnálise do espaço da ortografia no livro didático do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5954183744991562pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzed the approach to orthographic standards in two high school textbooks. This investigation was motivated by the observation of written productions of students from public and private schools, who presented critical performance regarding compliance with orthographic standards. The research was carried out through documentary analysis of two teaching materials, namely, one used in a public school in Recife/PE, and the other used in private schools throughout Brazil. Considering the leading role of textbooks in Portuguese language classes, constituting a support for planning and pedagogical practice, it was analyzed whether they contemplate the systematic teaching of the standard, how the concepts of phonetics and phonology are addressed, which are essential for learning orthography, and, finally, whether the proposed exercises lead the student to reflect in order to construct a meaningful learning of the orthographic standard. Furthermore, the approach to linguistic variation, intrinsically linked to the concepts of Phonetics and Phonology, was also analyzed. We conclude that neither of the works takes into account a high school student who does not master spelling conventions and both approach linguistic variation superficially.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIANA DA SILVA OLIVEIRA.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons