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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60105

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dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Raíne Mirela Santos-
dc.date.accessioned2025-01-29T14:44:56Z-
dc.date.available2025-01-29T14:44:56Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Raíne Mirela Santos. Como ser #AquelaGarota?: o funcionamento do discurso empreendedor de si no TikTok. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60105-
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar, partindo de uma perspectiva pecheuxtiana da Análise de Discurso, como funciona o discurso do empreendedorismo de si a partir de vídeos da tendência “Como ser aquela garota?” e de vídeos demarcados pela hashtag #AquelaGarota no TikTok. O enfoque na imagem de si, do corpo feminino, é tomado como materialidade significante dentro do contexto digital à medida que produz sentidos acerca do cuidado com o corpo como uma forma de empreendedorismo na sociedade atual. Assim, argumenta-se que, na posição de um sujeito-influenciador, são produzidos sentidos marcados pela ideologia neoliberal – dominante na formação social capitalista contemporânea. Por conseguinte, são produzidos discursos que apontam para prescrições/injunções de como o sujeito, em uma posição social de garota/mulher, deve agir para ser “bem-sucedido”, a partir de rotinas que envolvem, em particular, o autocuidado com a aparência, o condicionamento físico e a alimentação saudável. Desse modo, a partir das materialidades significantes analisadas, e levando em consideração que os discursos são efeitos de sentidos entre interlocutores, a proposta desta pesquisa pauta-se na descrição-análise de como a ideologia neoliberal determina uma formação discursiva empreendedora, que é atravessada e retoma saberes, por vezes contraditórios, especialmente do empreendedorismo econômico – com o desempenho e a liberdade individual – e da área da medicina – no que tange ao ideal de corpo –, como forma de empreendedorismo de si. Nesse sentido, o empreendedorismo de si, tomado também como a mercantilização da própria imagem, aponta para efeitos de sentidos que tanto legitimam discursos dentre os quais o cuidado com a aparência, o condicionamento físico e a alimentação saudável – no que tange à posição social de garota/mulher – são condições necessárias para se tornar “aquela garota”, o “indivíduo bem-sucedido”, quanto institucionalizam e reforçam dizeres sobre o que é ser “aquela garota”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectDiscurso empreendedorpt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.titleComo ser #AquelaGarota? : o funcionamento do discurso empreendedor de si no TikTokpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1052442497293136pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis work, affiliated to the theoretical-methodological device of Discourse Analysis proposed by Michel Pêcheux, aims to analyse the discursive working of the entrepreneurial self discourse in TikTok videos related to the brazilian trend “Como ser aquela garota” (“How to be that girl”, in a free translation) and the ones tagged with the hashtag #AquelaGarota. The focus on the self-image of the female body is assumed as significant materiality in the digital context as it produces meanings about the body as a form of female entrepreneurship in the current society. Thus, it is argued that the discursive spot of an influencer institutionalises meanings which are determined by the neoliberal ideology that is dominant in the contemporary Western capitalist social formation. Consequently, discourses are institutionalised, which prescribe how the subject, in a social role of a girl/woman, must act in order to be “well succeeded”, through routines that include, specially, self-care (skincare, haircare, etc.), physical conditioning and healthy eating habits. Therefore, from the significant materialities analysed, and considering that the discourse is an effect of meaning between interlocutors, this work is based on the idea that the neoliberal ideology establishes an entrepreneur discursive formation, which is constituted by contradictories knowledges from entrepreneurial economics–about efficiency and individual freedom–and knowledges from the medical field–about the ideal body–, that lead to the entrepreneurial self. Thereby, the entrepreneurial self, also taken here as a commodification of the self, points to effects of meaning that legitimates discourses in which selfcare, physical conditioning and healthy eating habits– regarding to women‟s/girl‟s social position in society–are not just necessary conditions to be “aquela garota” (“that girl”), the “well succeeded individual”, but also institutionalise and reinforce meanings about what it is to be “aquela garota”.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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