Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60101

Share on

Title: O sol é mesmo para todos? aproximações entre James Baldwin e Harper Lee
Authors: GOMES, Lunara Carolline Nascimento
Keywords: Relações raciais; Estereótipos raciais; Interseccionalidade
Issue Date: 11-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GOMES, Lunara Carolline Nascimento. O sol é mesmo para todos? aproximações entre James Baldwin e Harper Lee. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A pesquisa analisa a partir dos romances O sol é para todos e a Se a rua Beale falasse, a construção e atuação do estereótipo do homem negro estuprador nos Estados Unidos. Um dos principais objetivos foi identificar os elementos nas obras literárias elencadas que indicam a existência (dentro e fora do âmbito ficcional) dos desdobramentos decorrentes desse tipo de associação racista atrelada aos afro-americanos. A tese examina como se articularam no passado escravocrata e após a Reconstrução, os componentes constitutivos dessa estratégia discursiva baseada em valores de controle e em agressões punitivas como os linchamentos e as prisões fraudulentas de homens negros. As principais hipóteses que emergem a partir da leitura atenta das narrativas de Harper Lee e James Baldwin são corroboradas através de argumentos de teóricas feministas negras como bell hooks, Patricia Hill Collins, Angela Davis e Michelle Alexander. Esta tese avalia como os romances identificam essa problemática exposta acima e tentam desconstruir esse estereótipo e suas consequências nefastas para a população negra diaspórica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60101
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Lunara Carolline Nascimento Gomes.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons