Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60093

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorBRANDÃO, Alex Antonio-
dc.date.accessioned2025-01-28T20:56:49Z-
dc.date.available2025-01-28T20:56:49Z-
dc.date.issued2025-01-22-
dc.date.submitted2025-01-28-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Alex Antonio. Espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia:: uma abordagem em anais do conedu. 2025. 39 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60093-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar os trabalhos publicados em anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia. O estudo aborda como museus de ciências, jardins botânicos, ONGs e centros de ciência podem enriquecer o aprendizado ao conectar teoria e prática de forma contextualizada e significativa. A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa e qualitativa para analisar a produção acadêmica dos últimos cinco anos (2019-2024), destacando tendências temáticas como educação ambiental, formação de professores e alfabetização científica. Os resultados indicam que esses espaços promovem a inclusão, a sustentabilidade e o engajamento, além de fortalecer a formação docente. Conclui-se que o uso de espaços não formais é essencial para enriquecer o ensino de ciências e fomentar uma educação crítica e inclusiva.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEspaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia: Uma abordagem em anais do CONEDUpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0790022980903436pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to analyze works published in the proceedings of the National Congress on Education (CONEDU) regarding non-formal learning spaces and their contributions to science and biology education. The study explores how science museums, botanical gardens, NGOs, and science centers can enhance learning by connecting theory and practice in a contextualized and meaningful way. The research employs a quantitative and qualitative approach to analyze academic production over the past five years (2019–2024), highlighting thematic trends such as environmental education, teacher training, and scientific literacy. The results indicate that these spaces promote inclusion, sustainability, and engagement, as well as strengthen teacher education. It concludes that the use of non-formal spaces is essential to enriching science education and fostering critical and inclusive education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-3111-4613pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ALEX ANTONIO BRANDÃO.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-01-29
346,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons