Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60093
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | BRANDÃO, Alex Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T20:56:49Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T20:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-28 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Alex Antonio. Espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia:: uma abordagem em anais do conedu. 2025. 39 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60093 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar os trabalhos publicados em anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia. O estudo aborda como museus de ciências, jardins botânicos, ONGs e centros de ciência podem enriquecer o aprendizado ao conectar teoria e prática de forma contextualizada e significativa. A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa e qualitativa para analisar a produção acadêmica dos últimos cinco anos (2019-2024), destacando tendências temáticas como educação ambiental, formação de professores e alfabetização científica. Os resultados indicam que esses espaços promovem a inclusão, a sustentabilidade e o engajamento, além de fortalecer a formação docente. Conclui-se que o uso de espaços não formais é essencial para enriquecer o ensino de ciências e fomentar uma educação crítica e inclusiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Espaços não formais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia: Uma abordagem em anais do CONEDU | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0790022980903436 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to analyze works published in the proceedings of the National Congress on Education (CONEDU) regarding non-formal learning spaces and their contributions to science and biology education. The study explores how science museums, botanical gardens, NGOs, and science centers can enhance learning by connecting theory and practice in a contextualized and meaningful way. The research employs a quantitative and qualitative approach to analyze academic production over the past five years (2019–2024), highlighting thematic trends such as environmental education, teacher training, and scientific literacy. The results indicate that these spaces promote inclusion, sustainability, and engagement, as well as strengthen teacher education. It concludes that the use of non-formal spaces is essential to enriching science education and fostering critical and inclusive education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-3111-4613 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ALEX ANTONIO BRANDÃO.pdf Artículo embargado hasta 2026-01-29 | 346,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons